Quem somos nós

Minha foto
Blumenau, Santa Catarina, Brazil
Mande seu email pra nós e receba informações com freqüêcia. cursilhoblumenau@gmail.com
Clique aqui para definir este blog como página inicial

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Jovens do Cursilho - Setor Luis Alves

Conta-nos a literatura que o pequeno curso, ou cursilho como costumeiramente chamamos nasceu na Espanha por um grupo de jovens. Com o passar dos anos o cursilho foi transpassando fronteiras e evangelizando os ambientes na qual os atingia.

No ano de 2009, no mês de abril, nos dias 24 – 25 e 26 aconteceu na diocese de Blumenau o II cursilho Jovem. Da Paróquia são Vicente de Paula (Luís Alves) e foram enviados alguns jovens sedentos das palavras do Senhor.

Algumas destas sementes caíram em solo fértil e estão gerando seus primeiros frutos, após um período de irrigação e preparo deste solo através da oração e da vivencia em comunidade cursilhista.

A Igreja, a sociedade em geral crê que o futuro da Igreja está na Juventude, porém nós jovens, tentamos, embora muitas provações provar que o futuro já é o presente. A comunidade precisa desta força jovem para fazer a diferença no Reino de Deus.

O mundo nos oferece inúmeras facilidades, vida fácil, felicidade imediata, porém para o bom cristão tudo é ilusório. Para tanto se não estivermos com raízes profundas nos ideais do senhor Jesus acabamos caindo nas “facilidades” que o príncipe deste mundo nos oferece a todo o momento. Disse São Paulo em uma de suas cartas “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (I Cor. 10,23).

A principal missão do cursilho é evangelizar ambientes. Partindo deste principio foi criado na Paróquia São Vicente de Paula (Luís Alves) um grupo de Jovens, cujas lideranças são todas cursilhistas, onde a missão principal do grupo é a ação prática do que nos diz a palavra do Senhor, é o AGIR. Assim como São Paulo Apóstolo, padroeiro do Cursilho nos diz que cada um de nós há de sentir o desejo de cumprir o seu dever...”ai de mim se não evangelizar”(1Cor 9, 16,).

Praticar as palavras do Evangelho para nós não é motivo de glória, mas sim um dever, uma obrigação enquanto cristãos comprometidos com o reino.

Sua Santidade o Papa João Paulo II em uma das cartas aos jovens diz que “precisa-se de jovens que busquem a santidade sem deixar de ser jovens e felizes”.

Deixamos aqui nossos agradecimentos a Coordenação de todo o movimento de cursilho da diocese de Blumenau por reacender a chama que hoje permanece acesa; nosso Grupo de Jovens.

Segue algumas fotos do encontro:


Paz e Bem!

Tiago

Um comentário:

  1. "diante do que foi citado no texto acima, estamos grato pelo movimento nos ter acendido a chama do Espírito Santo em nós, diante desse novo ador missionário resolvemos montar um GRUPO DE JOVENS, que tem como base novos cursilhistas, mas acolhendo todos os jovens da nossa paróquia. Essa foto com o Bispo simboliza a primeiro passo na caminha do Grupo, e logo após os coordenadores do Grupo de Jovens ...."
    abraçoss fraternos a todos.....

    ResponderExcluir