Quem somos nós

Minha foto
Blumenau, Santa Catarina, Brazil
Mande seu email pra nós e receba informações com freqüêcia. cursilhoblumenau@gmail.com
Clique aqui para definir este blog como página inicial

Objetivos e Expressões do MCC

CURSILHO DE CRISTANDADE
A palavra Cursilho vem do espanhol que significa curso pequeno. Este curso é dado por sacerdotes e leigos, durante três dias. É um curso de religião e um treinamento de líderes cristãos.

O Movimento de Cursilhos é um movimento de leigos, assistido pela Igreja Católica, através de um Assessor Eclesiástico Diocesano.

OS OBJETIVOS DO MCC

O livro A Mensagem do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil coloca para nos o seguinte:
a) O MCC de um movimento de Igreja, caminha com a Igreja, no tempo e no espaço e, por isso, está comprometido com suas opções pastorais.

b) Tem um método próprio, querigmático, vivencial, testemunhal, que o caratcteriza e se aplica aos seus três tempos, isto é, ao Pré-Cursilho, ao Cursilho e ao Pós-Cursilho.

c) Possibilita ao participante a vivência do fundamental cristão, resposta ao Plano de Deus pela vivência da graça e dos valores do Reino de Deus e pelo seguimento de Jesus.

d) Leva à formação de núcleos de Comunidades para a convivência do fundamental cristão e para a fermentação evangélica dos ambientes. Este é o carisma do MCC, sua característica pastoral própria, específica.

e) Ajuda cada uma descobrir sua vocação – fundamental cristã – e respeita essa vocação – os talentos e carismas de cada um.

PODE SER CURSILHISTA

Aquele que faz opção fundamental pelo Reino de Deus, pela vivência do Seu Plano – graça - e seguimento incondicional de Jesus, pela prática e vivência da fé abraçada no Batismo.

EXPRESSÕES PRÓPRIAS DO MCC

ULTREYA - Ir mais adiante, caminhar mais além com estusiasmo.

ALAVANCA – Quando se está realizando o Cursilho Três ou Dois dias, pessoas individualmente, grupos de cursilhistas, ou qualquer comunidade religiosa fazem orações pelo êxito daquele Cursilho e enviam suas mensagens. São estas orações que chamamos de Alavancas, pois elas ajudam e encorajam a irmos em frente.

GUIA DO PEREGRINO – Pequeno livro de orações.

MENSAGEM – Palestras feitas durante o Cursilho Três Dias ou Dois Dias pelos mensageiros, antigos dirigentes. Anteriormente chamava-se ROLLO.

ESCOLA DE VIVÊNCIA CRISTÃ – Semanalmente, os crusilhistas se reúnem para estudo e oração. Os temas abordados são os da Bíblia. Documentos do Papa, da CNBB e outros.