Quem somos nós

Minha foto
Blumenau, Santa Catarina, Brazil
Mande seu email pra nós e receba informações com freqüêcia. cursilhoblumenau@gmail.com
Clique aqui para definir este blog como página inicial

quarta-feira, 13 de março de 2013

EVANGELHO DO DIA

EVANGELHO DO DIA
Quarta-Feira, 13 de Março de 2013
4ª Semana da Quaresma
A igreja celebra hoje: Santos Rodrigo e Salomão

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,17-30

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre,
portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam
matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai,
fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade
vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o
que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama
o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras
maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho
também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém,
mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o
Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não
honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê
naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois
já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo:
está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do
Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai
possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a
vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é
o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar
a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e
sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e
aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que
escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha
vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
- Palavra da Salvação.  - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO (autor: CNBB)
Jesus começa aos poucos a manifestar a sua origem e a sua natureza
divina. Ele de fato é o Filho de Deus, que veio ao mundo para fazer a
vontade do Pai e realizar a sua obra, que é a salvação de todas as
pessoas, salvação que significa ressurreição e vida eterna, libertação
do jugo do pecado e da morte. Mas esta obra é somente para quem crê
que Jesus é o Filho de Deus, é para quem crê que ele veio ao mundo
para fazer a vontade do Pai e vê na sua ação a ação divina em favor
dos homens, de modo que a fé é essencial para a nossa salvação, para a
nossa ressurreição e para que vivamos eternamente.

REFLEXÃO (autor: CN)
Muitas vezes vivemos tantas experiências ruins – até mesmo com o
próprio pai – que alguém pode dizer, por exemplo: “Meu pai é mau!” ou
“Meu pai é um monstro!” ou ainda “Eu tenho medo (ou vergonha) do meu
pai”.
Mas, independente do jeito que é – ou foi – o seu pai da terra, o seu
Pai do Céu não é mau. Ele não é um monstro. Você não precisa ter medo
e nem vergonha d’Ele. O seu Pai do Céu é Amor. E você é filho deste
Amor.
Como é importante em nossos dias relembramos isso: somos filhos de
Deus. Você é filho de Deus. Somos da mesma família. Temos uma
dignidade muito grande: a dignidade de filhos do Céu. Mesmo que você,
às vezes, se esqueça disso saiba: você é filho do Pai.
Muitas pessoas em nosso tempo, infelizmente, começaram a viver como
filhos de “qualquer outra coisa”, menos como filhos de Deus.
(...)
Tudo aquilo que vemos na vida de Jesus: o seu jeito, o seu sorriso, a
sua misericórdia, os seus ensinamentos, enfim, tudo aquilo que Ele é…
É a imagem do Pai!
Como me assusta ver pais que não se empenham em ser exemplo de vida
para seus próprios filhos… Pais que vivem ausentes da vida de seus
filhos e depois ficam assustados, sem saber a razão pela qual seus
filhos se desviaram no vício das drogas, perdidos, longe de Deus, e
fazendo coisas que lhe causam tanta vergonha.
Muitos pais que não foram exemplo de fé e de amor para seus filhos,
poderão ter de ouvir um dia, da boca deles, aquilo mesmo que Jesus
acabou de nos dizer: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não
pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer”.
(...)
Hoje é o dia de você reassumir em sua vida este Pai do Céu e a
realidade de que você é filho d’Ele. Diante deste Evangelho
questione-se se tudo o que você tem feito em sua vida é reflexo,
imagem do Pai. Ou melhor: perguntar às pessoas que fazem parte da sua
vida, se elas veem o Pai em você.
Essas pessoas serão um “espelho” que revelarão se eu tenho sido – ou
não – a imagem fiel do Pai, como um filho fiel, ou se eu sou apenas um
“borrão”. Mais ainda: se sou tão somente uma “caricatura” do Pai, ou
seja, aquilo que realça o que não é bom. Assim é a caricatura,
enquanto a obra de arte mostra a beleza.
Você é chamado a ser como Jesus, Filho que é obra de arte do Pai. Sua
imagem fiel.
.........................................................................................
Pegue sua Bíblia e veja também as demais leituras para hoje:

"Preservei-te para seres elo de aliança entre os povos e para
restaurar a terra."
Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,8-15

Salmo 144
R. Misericórdia e piedade é o Senhor.
......................................................................................
COLOQUEMOS EM NOSSAS ORAÇÕES O CONCLAVE EM ROMA QUE ESTÁ ACONTECENDO
EM ROMA E ESCOLHERÁ O NOVO PAPA.
....................................................................................
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário