Quem somos nós

Minha foto
Blumenau, Santa Catarina, Brazil
Mande seu email pra nós e receba informações com freqüêcia. cursilhoblumenau@gmail.com
Clique aqui para definir este blog como página inicial

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Olá irmãos e irmãs, Paz e Bem !

Hoje, dia 27 de Fevereiro, recomeçam em toda a diocese nossas escolas vivenciais de cursilho.
Ressaltamos a importância na freqüência e participação nas escolas do MCC. Além de não deixarmos "a brasa esfriar ou até mesmo apagar", temos ali nossos momentos de estudo e formação do cursilhista. Item indispensável na nossa caminhada. Além do mais, reencontramos nossos companheiros e companheiras, podendo também dividir nossas nossas alegrias e dificuldades.
Este ano, como novidade, as escolas terão conteúdo padronizado em toda diocese. O assunto do dia será igual em toda diocese.

Aos impossibilitados de comparecerem as segundas a noite, por motivo de trabalho, estudo ou doença, temos opção a participação das escolas dominicais de cursilho. A primeira acontece dia 04 de março em Gaspar, no salão da Igreja matriz de São Pedro. Início as 16:30 h.

Por isso convido a todos a participarem ativamente de suas escolas, assim que como bem iniciado o ano que foi, começamos também com toda a alegria e vigor nossas escolas de cursilho.

Desejamos a todos um ano proveitoso e abundantes das graças de Deus, nosso pai, e de seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor e mestre.

De Colores
GED-Coordenação Diocesana

Escolas

Começa hoje nossa caminhada em frente as escolas de preparação semanal em nossa Diocese, convidamos a todos que compareçam nos encontros em seus setores.

A missa de Ultréia em Blumenau será presidida pelo Pe. Chico em nossa Catedral São Paulo Apóstolo às 19hs.

Contamos com a presença dos cursilhistas de Blumenau e núcleos da Itoupavazinha e Indaial nessa retomada.

Paz e Bem a TODOS!

Mensagem Tempo da Quaresma

selo50anosMensagens para o tempo de quaresma

Primeiro domingo da quaresma

Que todos juntos nos encontremos

unidos na mesma fé” (Ef4,12-13)

Caros irmãos e irmãs em clima de Jubileu

Saudações em Cristo!

O tempo passa rápido. Logo mais estaremos realizando nossas Assembléias Regionais. Desejamos que elas sejam um momento forte de Celebração e Avaliação.

Somos todos convidados a participar, cada um de sua maneira: uns com presença física, outros com oração e sugestões. O Movimento é nosso, ele não têm donos, a não ser o Espírito Santo. Vivamos a cada dia com mais intensidade. Escolhamos um dia por semana para orar pelo nosso Movimento. Sugiro que seja na terça-feira, a qualquer hora do dia.

Já iniciamos, também, o tempo da quaresma, tempo forte de renovação de vida nova e, sobretudo, de vivência mais profunda de nossa fé. “Somos convidados ir ao deserto com Jesus”.

A oração do missal assim reza:

Concedei o Deus, que, ao longo desta quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida mais santa.

Oração

Vinde Espírito Santo...

Com minha bênção

Pe. Xiko SAC

Carta Mensal Pe. Beraldo

Carta MCC Brasil – MAR 2012 – (151ª. )

“Setenta anos é o total de nossa vida,

os mais fortes chegam aos oitenta.

A maior parte deles, sofrimento e vaidade,

porque o tempo passa depressa e desaparecemos.

(Salmo 90, 10)

Meus amados leitores e leitoras, irmãos e companheiros de peregrinação rumo à “pátria definitiva”:

Que o decorrer dos dias, dos anos e o avançar da história, a todos nos encontrem comprometidos com a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, como discípulos missionários do Reino!

Na última carta mensal ficou claro que, escritas pelo Assessor Nacional do MCC, as Cartas, explicitando, sobretudo, temas bíblicos destinam-se, especificamente, à reflexão dos membros do Movimento de Cursilhos e de outros leitores interessados tanto do Brasil como de outros países de língua espanhola. Portanto, nelas não deveriam ser tratados assuntos pessoais. Entretanto, ainda que não mais exercendo aquela função, faço-o por delegação do atual Assessor, Pe. Xiko e, sendo assim, peço licença aos meus caros amigos para tratar, hoje, de um assunto muito pessoal pela importância da que ele se reveste na minha vida. O acontecimento que me envolve – corpo, alma e espírito – já se encontra anunciado na citação bíblica acima, pois, do dia 12 de março em diante, assim permitindo-o Deus Pai, serei mais um anônimo “personagem bíblico”, lembrado e inserido no salmo 90: chego aos oitenta anos, não por ser um dos “mais fortes”, mas, com toda a certeza fundada na fé, pela graça, pela misericórdia e pelo carinho de Deus e, até por um saudável DNA familiar ou, em outras palavras, por uma santa “teimosia genética”! Nessas circunstancias tão singulares na vida deste indigno servo de Deus e do seu povo, permitam-me, amados leitores, partilhar com vocês alguns sentimentos, ainda que, por serem tão íntimos, apenas com dificuldade consiga fazê-lo...

1. Gratidão. Quero, primeiramente, proclamar minha ação de graças a Deus Pai que me chamou à vida para amá-Lo e servi-Lo, bem como a seu povo, com o dom do sacerdócio ministerial. Não foi por outra razão que vim ao mundo. Quero, depois, expressar um comovido agradecimento aos meus queridos e saudosos pais João e Elisa, instrumentos do Criador para trazer-me a este mundo e por ter colaborado com tanto desprendimento e tanta alegria, para consagrar ao Senhor seu primogênito de nove filhos (cf. Ex 13,1), meus queridos irmãos, aos quais também faço presentes neste gesto de gratidão. Desejo, ainda, agradecer a todos e a todas que, a meu lado e com sincera amizade, durante esses oitenta anos, ajudaram-me a vivê-los intensamente, sobretudo aos milhares de leigos e leigas do Movimento de Cursilhos aos quais dediquei mais de quarenta anos de minha vida.

2. Perdão. Ao mesmo tempo, renovo meu pedido de perdão ao mesmo Deus e Pai que, apesar de minhas fraquezas e limitações, me recebe com ternura nos seus braços, voltando, sempre, a colocar no meu dedo a aliança de sua misericórdia, dando-me seu perdão e, de novo, introduzindo-me na sala do banquete do Corpo e do Sangue de seu Filho. Perdão que peço e espero, também, de todos aos quais, no decorrer de minha vida, consciente ou inconscientemente, ofendi com minhas infidelidades, ingratidões e falhas, ou aos quais, porventura, escandalizei (cf. Mt 5, 23-24).

2. Volta ao essencial. Começa, então, a crescer no mais profundo do meu coração, uma como que urgente necessidade: despojar-me de todas as inutilidades; deixar de lado tudo o que é relativo, incluindo aí o próprio tempo, e privilegiando, assim e de algum modo inexplicável, a experiência de tudo o que não passa, isto é, do eterno; abrir mão da tantas pequenas “idolatrias” para aprofundar-me no conhecimento e no gozo do único Absoluto. Amadurece, assim, minha experiência de valores que não passam, como o amor, o perdão, a solidariedade, enfim, o que se poderia chamar de “experiência mística”. Já no Antigo Testamento, posso encontrar, no livro do Eclesiastes, uma fonte de reflexão para esses momentos: Vaidade das vaidades, diz o pregador, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece... O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol... Já não há lembrança das coisas que precederam e das coisas que hão de ser, também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois” (Eclesiastes 1, 1-11). Então, absolutamente liberto de qualquer empecilho, tenho todo o tempo que me resta para orar o que me sugere o Salmista: “Eu medito sobre as vossas maravilhas e sobre as obras grandiosas que fizestes” (Salmo 76 [77].

4. O recomeço a cada manhã. O futuro é o hoje da vida. Sua realização é o recomeçar a cada dia; é o renovar as forças na meditação, no anúncio da Palavra e na fonte da Eucaristia. Sem ser novidade transitória, hoje tudo será novo outra vez. Por isso posso suplicar ao Pai, cada manhã: “Que a vossa Sabedoria me conduza, para que eu ande no dia de hoje e sempre pelos caminhos de uma vida nova”. É preciso perscrutar o horizonte para sensibilizar-se pelo novo. O novo exige uma boa dose de coragem; antigos hábitos, com frequência, profundamente arraigados, não impedem os anseios e a busca por uma sadia atualização que leva a novas descobertas e, de maneira especial, a compreender e a anunciar a Palavra nos novos tempos, para homens e mulheres desta nova cultura. É assim que nas dúvidas, posso correr à incessante busca da verdade. Repito, por importante que me parece, o que já afirmei acima: tais dúvidas giram em torno dos valores transitórios, das propostas irrealizáveis, dos sonhos mal sonhados, dos desejos inúteis. Então, acentua-se a certeza da consagração total, da busca da realização de um projeto traçado e vivido pelo Mestre que, todos os dias sussurra aos meus ouvidos, me convida e, a cada manhã, me envia como enviou os Setenta e Dois: “Grande é a messe, mas poucos são os operários” (Lc 10, 2; Mt 9,37).

Conclusão. À medida do avanço dos dias e do tempo da história, alimentado pela fé, sinto aumentar no meu coração a certeza da “passagem”: do transitório para o Definitivo; da morte para a Vida, para a Ressurreição. Enfim, para a contemplação eterna da Face do Pai. Por isso, amados irmãs e irmãs, termino suplicando-lhes a caridade de sua oração à Trindade Santíssima para comigo agradecer esses oitenta anos de vida e para que eu possa cumprir aquele projeto traçado para mim desde os primeiros momentos de minha existência aqui na terra. E, de maneira especial, peço-lhes suplicar a Maria Santíssima, “Mãe do Verbo” e “Mãe da Alegria” que ajude este seu filho a ser fiel à Palavra na alegria de sua doação! Por fim, rezem comigo para que, na perspectiva dos dias que Deus se dignar me conceder, eu possa – ao chegar ao seu término – apresentar-me diante de sua Face e exclamar como Jesus ensinou aos seus discípulos e, portanto, a mim pessoalmente: Assim também você, depois de ter feito tudo o que lhe foi ordenado, diga: ‘Sou um servo inútil; fiz o que devía fazer’”. (Cf.Lc 17,10).

Um forte abraço fraterno com todo o carinho e amizade do irmão, já agora quase octogenário,

Pe. José Gilberto Beraldo

jberaldo79@gmail.com

Nova Coordenação núcleo Itoupavazinha 2012

Paz e bem!

Neste domingo, 26/02/2012, na Santa Missa, organizada e preparada pelos componentes do Núcleo de Cursilhistas da Itoupavazinha, na comunidade N. Srª do Perpétuo Socorro, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Pe Wilmar abençoou e deu o envio a nova coordenação do Núcleo 2012/2014.

Coordenador – Arlei de Jesus / Josefa de Jesus
Vice-Coordenador – João Miguel de Souza / Maria Soraia de Souza
Secretária – Adelina Altini / Orlandino Altini
Tesoureira – Nair Balsaneli / Ildemar Balsanelli
Pré-Cursilho – José Roberto Silvério / Marli Silvério
Ligação Interna – Celita Benitez / Gaspar Benitez
Conselheiro – José Martins / Izabel Diniz Martins


Cordiais Saudações
José Martins

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Paz e Bem a Todos!

O setor de Gaspar convida a todos para a primeira Escola Jovem de 2012 que será realizada no dia 04/03/2012 às 16:30 na Paróquia São Pedro com o tema Campanha da Fraternidade, contamos com todos os jovens de nossa diocese.

Att
Cecília

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Calendário 2012 Blumenau

Calendário de 2012 do Setor de Blumenau já está disponível em nosso Blog. Acesse na aba acima.

Paz e Bem a todos!

Mensagem do GEN para semana.

4. Que todos juntos nos encontremos

unidos na mesma fé” (Ef4,12-13)

Caros irmãos e irmãs em estado de jubileu

Fizemos um tríduo em preparação para este grande acontecimento: 50 anos de semeadura, 50 anos de transformação de vidas, de renovação de consciências e de descoberta da própria vocação. Lançamos um olhar para o passado, vimos tantas riquezas, tanta fidelidade e, sobretudo, vimos e contemplamos a bondade e o carinho de Deus e sentimos a força do Espírito Santo a nos guiar. Sim, olhamos para traz e nos damos conta de nossa fragilidade, lentidão, limitações e até infidelidades, mas a misericórdia de Deus foi sempre maior.

Pe. Xiko SAC

Oração

Agradecemos a Deus Espírito Santo que não cessa de oferecer à Igreja o dom de Pentecostes, capaz de conceder aos que o pedem, o ardor e o entusiasmo para relançar, com fidelidade e audácia, a missão transformadora deste Movimento que nos quer discípulos missionários, fiéis ao nosso carisma de formadores de pequenas comunidades ambientais.


Att

Laércio

GED- Dioc. Blumenau

Fotos da Missa do Jubileu em Blumenau dia 04/02/2012

Clique na imagem abaixo para ver as fotos da Missa.

Missa do Jubileu do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil - GED da Diocese de Blumenau


Paz e Bem a Todos!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ética e programas de TV



Não é nenhuma novidade o fato das Redes de Televisão Secular brasileiras apresentarem programas de baixo nível ou de qualidade duvidosa, em especial, os canais de TV abertos e suas programações relacionadas com certos “reality shows”. Parece não haver mais limite para a baixaria ou para a falta de pudor. Sem Falar que muitos destes Canais Acabam manipulando seu telespectadores…Por meios de seus programas Alienados com do tipo reality shows e coisas do gênero. Uma tremenda Falta de ética Contra a Família Brasileira. Um desrespeito ao Povo e a Familia…
Veja O que a CNBB diz a Respeito deste Assunto:
Têm chegado à CNBB diversos pedidos de uma manifestação a respeito do baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão, particularmente naqueles denominados reality rhows, que têm o lucro como seu principal objetivo.

Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), reunidos em Brasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011, compreendendo a gravidade do problema e em atenção a esses pedidos, acolhendo o clamor de pessoas, famílias e organizações, vimos nos manifestar a respeito.

Destacamos primeiramente o papel desempenhado pela TV em nosso país e os importantes serviços por ela prestados à sociedade. Nesse sentido, muitos programas têm sido objeto de reconhecimento explícito por parte da Igreja com a concessão do Prêmio Clara de Assis para a Televisão, atribuído anualmente.

Lamentamos, entretanto, que esses serviços, prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral, sejam ofuscados por alguns programas, entre os quais os chamados reality shows, que atentam contra a dignidade de pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira.

Cônscios de nossa missão e responsabilidade evangelizadoras, exortamos a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a Sociedade.
Dirigimo-nos, antes de tudo, às emissoras de televisão, sugerindo-lhes uma reflexão mais profunda sobre seu papel e seus limites, na vida social, tendo por parâmetro o sentido da concessão que lhes é dada pelo Estado.

Ao Ministério Público pedimos uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva, identificando os evidentes malefícios que ela traz em desrespeito aos princípios basilares da Constituição Federal (Art. 1º, II e III).

Aos pais, mães e educadores, atentos a sua responsabilidade na formação moral dos filhos e alunos, sugerimos que busquem através do diálogo formar neles o senso crítico indispensável e capaz de protegê-los contra essa exploração abusiva e imoral.

Por fim, dirigimo-nos também aos anunciantes e agentes publicitários, alertando-os sobre o significado da associação de suas marcas a esse processo de degradação dos valores da sociedade.

Rogamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, luz e proteção a todos os profissionais e empresários da comunicação, para que, usando esses maravilhosos meios, possamos juntos construir uma sociedade mais justa e humana.

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Fonte: http://blog.cancaonova.com/leandrocouto/2012/01/25/etica-e-programas-de-tv/