Quem somos nós
- Movimento de Cursilhos de Cristandade de Blumenau
- Blumenau, Santa Catarina, Brazil
- Mande seu email pra nós e receba informações com freqüêcia. cursilhoblumenau@gmail.com
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Graça Alcançada, AMEM!!
JOÃO 15
"7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito."
"16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda."
Com grande alegria, comunico a todos a graça alcançada por nosso amigo e irmão Edécio Scola. Segunda a noite lutava pela vida. Ontem a tarde, mesmo ainda na UTI, sentado a sua cama, tomou café (sua primeira refeição desde domingo a tarde). Conversou com seus familiares. Está lúcido, aparentemente sem nenhuma seqüela (devido a(s) parada(s) que teve). As enfermeiras da UTI comentaram que houve verdadeiro milagre. Segundo médico, o pior já passou e tudo já caminha para sua imediata recuperação.
Agradeço de coração o empenho e as orações de todos.
DEUS SEJA LOUVADO !
At,
Laércio
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Orações Irmão Edelcio
Todos sabemos o poder da oração.
Precisamos nos unir numa corrente com nossas orações, principalmente hoje pela recuperação de nosso amigo Edécio Scola.
Na Segunda passou por uma complicada cirurgia do coração de quase 7 horas de duração, no hospital Santa Catarina. Teve complicações pós operatórias. Teve parada cardíaca e
com o trabalho de reanimação (por choque) apresentou hemorragia. Conseguiram estabilzá-lo por volta das 23:30 h.
Peço a todos suas orações para que possa se recuperar e em breve voltar ao nosso meio, porque certamente, se Deus quiser, sua missão aqui conosco ainda não terminou.
Realmente nosso amigo Edecio não esta nada bem... Acabei de falar com a Edite irmã dele e me informou que o momento é bem delicado.
Por isso venho pedir a todos muita oração para nosso irmão Edecio, para que supere essas primeiras 48 horas criticas e também que não fique com nenhuma sequela
Tenho certeza que nosso Jesus Cristo vai estar ao lado dele nesse momento pela pessoa que ele é... Vamos ter fé e acreditar.
Abraços a todos.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
É HOJE
ABERTURA DO ANO DO JUBILEU DO MCC NO BRASIL
Hoje as 19:00 Hs
Paz e Bem a Todos!
Verdadeiros Valores
O NÚMERO GANHADOR DA RIFA DO GEN
Mas ficou para o Sul.
Um abraço.
ANGELO
CONVITE/CONVOCAÇÃO
Com vistas a missa de lançamento do jubileu de ouro do MCC no Brasil, que será presidida por nosso bispo D. José Negri, temos que nos reunirar afim de prepararmos em detalhes este importante evento.
Fica marcado para o dia:
14/12/2011 - quinta-feira - as 19:30 h - Paróquia Nossa Senhora da Paz - Piçarras
GED Blumenau
Laércio
Carta Mensal Pe. Beraldo
Carta MCC Brasil – Dezembro 2011 (148ª.)
“A Palavra do Senhor permanece eternamente. E esta é a palavra do Evangelho que vos foi anunciada como Boa Nova”
(1 Pd 1, 25; cf. Is 40, 8).
Amados irmãos e irmãs, peregrinos neste Advento, discípulos do Verbo e missionários portadores da Palavra que “se fez carne e veio armar a sua tenda no meio de nós” (Jn 1,14), estejam com todos vocês a paz e as bênçãos do Pai.
Com as palavras do Apóstolo Pedro que as busca em Isaías, inicio esta carta de dezembro, inspirado na Exortação Apostólica pós-sinodal VERBUM DOMINI (VD 11) do Papa Bento XVI. E porque assim proponho? Porque o Papa vai mostrar-nos a fascinante relação – ou, melhor, a misteriosa identidade de Jesus com a Palavra. Esse mesmo Jesus que se faz carne no seio de Maria e se manifesta no Natal. Dezembro, portanto, Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, Natal do Verbo do Senhor, Natal da Palavra. Assim, podemos, nesta Carta natalina, refletir mais demoradamente – o quanto nos permite nosso espaço tão limitado – sobre a introdução desse precioso Documento do magistério, detalhado, sobretudo, no parágrafo “CRISTOLOGIA DA PALAVRA” (VD 11) e no parágrafo “MARIA ‘MÃE DO VERBO’ e ‘MÃE DA FÉ’” (VD 27). Proponho, portanto, que nossa reflexão a seguir seja toda ela iluminada pela luz da Palavra encarnada que nos vai falar, outra vez, neste Natal.
1. Por que “Cristologia da Palavra”? À primeira vista temos a impressão de que, com essas duas palavras, o Papa vai fazer mais um discurso teórico sobre Jesus Cristo. Entretanto, depois de refletir sobre o texto, chegamos à conclusão de que se trata de muito mais do que isso. Com efeito, com essa expressão, entramos no coração do mistério de Cristo-Palavra, pois este quer ser o significado de “Cristologia”, a Palavra (logos) manifestada em Cristo e prevista já desde o Antigo Testamento: “A partir desse olhar sobre a realidade como obra da Santíssima Trindade, através do Verbo divino, podemos compreender as palavras do autor da Carta aos Hebreus: ‘Tendo Deus falado outrora a nossos pais, muitas vezes e de muitas maneiras, pelos Profetas, agora falou-nos nestes últimos tempos pelo Filho, a Quem constituiu herdeiro de tudo e por Quem igualmente criou o mundo’ (Hb 1,1-2)”. (VD 11). O próprio Papa nos diz que “A Palavra não se exprime primeiramente num discurso, em conceitos ou regras; mas vemo-nos colocados diante da própria pessoa de Jesus. A sua história, única e singular, é a palavra definitiva que Deus diz à humanidade”.
Primeiro ponto: Sendo Jesus a “palavra definitiva que Deus diz à humanidade”, você já se está dispondo, durante este tempo do Advento, a ouvi-la, de novo, neste Natal? Pois “trata-se de uma novidade inaudita e humanamente inconcebível”: “O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós” (Jo 1,14a) (VD 11). E continua a Exortação: “Estas expressões não indicam uma figura retórica, mas uma experiência vivida”. Cristo, portanto, espera que cada um de nós, seus discípulos missionários, façamos dEle uma “experiência de vida” e que procuremos fechar os ouvidos a outras vozes, ruídos e clamores que nos impedem de ouvir a Palavra. Pergunte-se: quais são os rumores dominantes em sua vida, à sua volta, nos círculos de sua convivência?
2. “O Senhor compendiou a sua Palavra, abreviou-a” (Is 10,23; Rm 9,28). Aqui está, a meu juízo, um dos mais belos trechos da VD. Por quê? Pela aproximação que ela faz entre nossa tão limitada e pobre condição humana e a Palavra, a pessoa de Jesus. Qualquer comentário que se poderia fazer sobre este parágrafo sem que se conheça seu inteiro teor, poderia diminuir seu encanto, sua beleza e originalidade. Por isso, transcrevo-o literalmente: “A tradição patrística e medieval, contemplando esta «Cristologia da Palavra», utilizou uma sugestiva expressão: O Verbo abreviou-Se. «Na sua tradução grega do Antigo Testamento, os Padres da Igreja encontravam uma frase do profeta Isaías – que o próprio São Paulo cita – para mostrar como os caminhos novos de Deus estivessem já preanunciados no Antigo Testamento. Eis a frase: “O Senhor compendiou a sua Palavra, abreviou--a” (Is 10, 23; Rm 9, 28). (…) O próprio Filho é a Palavra, é o Logos: a Palavra eterna fez-Se pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez--Se criança, para que a Palavra possa ser compreendida por nós». Desde então a Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré” (VD 12). Pergunto-lhe, meu caro irmão, minha querida irmã: você já encontrou expressão tão significativa, tão real e, até, tão emocionante como esta para mergulhar no mistério da Encarnação da Palavra, do Verbo que é Jesus? “Abreviar-se”, tornar-se pequeno, descer até as últimas limitações do ser humano: “a Palavra eterna fez-se pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura”... Já São Paulo havia ido bem mais além: “Ele, existindo em forma divina, não se apegou ao ser igual a Deus, mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se semelhante ao ser humano. E, encontrado em aspecto humano, humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte- e morte de cruz” (Fl 2, 6-8).
Segundo ponto: vivemos numa cultura e numa sociedade onde as pessoas valem e existem pelo que podem, pelo que têm, pelas aparências que ostentam. A própria celebração da Palavra que no Natal nasce “abreviada” para que “possa ser compreendida por nós”, é ocasião para apelos de toda ordem e em todos os tons ao consumo, à vaidade, ao supérfluo, enfim, a uma festa nada menos que paganizada. Parecem ser mais importantes os presentes dados e recebidos do que o divino presente da Palavra! E nós, discípulos, missionários e que desejamos ser seguidores da “Palavra que agora tem um rosto, que por isso podemos ver: Jesus de Nazaré”–, como vamos viver para mergulharmos, mais uma vez, no mistério da Palavra?
3. “Maria, Mãe do Verbo”, “Mãe da Fé” e “Mãe da Alegria”. Ao nascer uma criança, parentes e amigos se apressam para cumprimentar a mãe. Manifestam sua alegria de todas as maneiras desejando que a criança seja o ser humano que a mãe planejou durante toda sua vida e, particularmente, durante a gravidez: que ela cresça saudável; que ela seja cada vez mais linda, mais inteligente, mais admirada e elogiada por todos os que venham a conhecê-la no futuro. Entretanto, para Maria as perspectivas para seu filho, são inteiramente outras. Ainda que assídua na escuta da Palavra, que surpresa, digo, quase que susto Maria leva ao ouvir tudo o que ultrapassa os desejos e as esperanças de todas as mães terrenas: “Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor lhe dará o trono de Davi, seu Pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó. E o seu reino não terá fim” (Lc 1, 31-33). E a Mãe pronuncia aquele pleno consentimento que a faz a Mãe do Verbo, Mãe da Fé e Mãe da Alegria: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tuas palavra”. E o “Verbo”, filho de Maria, “foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele” (Lc 2,40). Sonho do Pai, sonho da Mãe Maria, Mãe do Verbo, Mãe da Fé e Mãe da Alegria! E a VD fala-nos que Maria “se identifica com a Palavra, e nela entra; neste maravilhoso cântico de fé, a Virgem exalta o Senhor com a sua própria Palavra: «O Magnificat – um retrato, por assim dizer, da sua alma – é inteiramente tecido de fios da Sagrada Escritura, com fios tirados da Palavra de Deus. Desta maneira se manifesta que Ela Se sente verdadeiramente em casa na Palavra de Deus, dela sai e a ela volta com naturalidade. Fala e pensa com a Palavra de Deus; esta torna-se Palavra d’Ela, e a sua palavra nasce da Palavra de Deus” (VD 28).
Terceiro ponto: estamos conscientes de que “Contemplando na Mãe de Deus uma vida modelada totalmente pela Palavra, descobrimo-nos também nós chamados a entrar no mistério da fé, pela qual Cristo vem habitar na nossa vida”? E mais: “Como nos recorda Santo Ambrósio, cada cristão que crê, em certo sentido, concebe e gera em si mesmo o Verbo de Deus: se há uma só Mãe de Cristo segundo a carne, segundo a fé, porém, Cristo é o fruto de todos”. Finalmente, que providências você poderá tomar para que “o que aconteceu em Maria possa voltar a acontecer em cada um de nós diariamente na escuta da Palavra e na celebração dos Sacramentos”?(VD 28). Ah, sim: uma última pergunta: que presente você vai dar à Mãe, Maria, e ao recém-nascido, Jesus, a Palavra do Pai?
Com meu abraço fraterno, termino desejando a todos um fecundo tempo de espera no Advento e uma divina realização de nossa esperança no renovado nascimento da Palavra no Natal!
Pe. José Gilberto Beraldo
Grupo Sacerdotal do GEN
E-mail: jberaldo79@gmail.com
domingo, 27 de novembro de 2011
Pedido de orações
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade
Meu hodômetro passou dos 90 em agosto, portanto aqui vai a coluna mais uma vez:
1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno .
3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.
4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente.
Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.
5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.
6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.
7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.
8. É bom ficar bravo com Deus. Ele pode suportar isso.
9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.
10. Quanto ao chocolate, é inútil resistir.
11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.
12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.
13. Não compare sua vida com a dos outros.
Você não tem ideia do que é a jornada deles.
14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.
15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
16. Respire fundo. Isso acalma a mente.
17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.
18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.
19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz.
Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.
20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.
21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chic. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.
22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.
23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.
24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.
25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..
26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras:
'Em cinco anos, isto importará?'
27. Sempre escolha a vida.
28. Perdoe tudo de todo mundo.
29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..
31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.
32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.
33. Acredite em milagres.
34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.
35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.
36. Envelhecer ganha da alternativa "morrer jovem".
37. Suas crianças têm apenas uma infância.
38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.
39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.
40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos
os dos outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.
41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa....
42. O melhor ainda está por vir.
43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.
44. Produza!
45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente."
Paz e Bem a Todos!
Mudança de padres: Diocese de Blumenau anuncia as novas transferências dos padres para 2012.
Novas missões para o clero da Diocese de Blumenau - Transferências. Foto arquivo de Jaime Batista da Silva
Blumenau – Sta. Isabel – Administrador Paroquial: Pe. João Leonardo
Blumenau – Catedral Vigário Paroquial: Pe. Marcos Nerone
Blumenau – Catedral – Vigário Paroquial: Diác. Ricardo
Blumenau – Santa Cruz – Administrador Paroquial: Pe. Marcelo Martendal
Blumenau – Sta. Cruz – Auxiliar: Pe. Raul
Blumenau – Sta Terezinha – Vigário Paroquail: Mons. Carlos Kiesewetter
Blumenau – São Luiz Gonzaga Tribess - Pároco: Pe. Anderson Ferrari
Navegantes – Santuário - Pároco: Pe. Fabian Capistrano
Navegantes – Santa Paulina - Pároco: Pe. Paulo Sérgio Marques
Piçarras – Santo Antonio de Pádua - Administrador Paroquial: Pe. José Vidalvino
Ilhota – São Pio X – Pároco: Pe. Fernando
Indaial – Área Pastoral São Francisco – Vigário Paroquial (Coordenador da nova Área Pastoral): Frei Márcio
Timbó – Área Pastoral N. Sra. Aparecida – Vigário Paroquial (Coordenador da Área Pastoral): Pe. Norbey
http://www.dioceseblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=3627&cod_002=5
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Convite/Convocação
O evento de maior importância para todos nós vai ser a missa especial de abertura do Jubileu
a ser presidida por Dom José Negri, bispo de nossa diocese em:
04 de fevereiro de 2012 - 19:00 h - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
Conclamamos a presença de todos cursilhistas, atuantes ou não, de todos os cantos da diocese a se fazerem presentes nesta celebração,
que será, sem dúvida, a mais importante nesses 12 anos de caminhada do MCC na Diocese de Blumenau.
O GED solicita que repassem, divulguem, convidem, programem-se para esse dia histórico.
Acabamos de receber a boa notícia que nosso irmão cursilhista Edécio ganhou alta no hospital. Apresentou significativas melhoras.
Vai aguardar em casa a realização de sua cirurgia que deve acontecer em 15 dias.
Deus seja louvado pelo atendimento as nossas orações.
De Colores,
Laércio
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Ultréia diocesana
Renovo e ressalto convite para nossa tradicional Ultréia Diocesana que será realizada no próximo domingo, dia 06 de outubro em Gaspar e terá a seguinte programação:
08:30 h - Recepção/boas vindas c/ café
09:30 h - Mensagem c/ coordenador regional - Sr. Murito Ternes
10:15 h - Mensagem/Comunicações do GED
11:00 h - Missa
12:15 h - Almoço
Após o almoço tarde livre para confraternização e atividades de recreação.
O almoço custará R$ 10,00 por pessoa.
Pedimos a todos setores/escolas e núcleos divulgarem a todos e comunicarem suas reservas a coordenação de Gaspar para se programarem com quantidade de almoços.
Atenção SETOR DE LUIS ALVES: O Setor disponibilizou ônibus grátis. Saída 07:30 h manhã da Capela Nossa Aparecida/Rib. do Padre, passando pelo Serafim. Fazer reserva pelo telefone 3377-1564 até mais tardar, quarta-feira de manhã.
Fiquem com Deus,
De Colores,
Laércio
Escola da Próxima Segunda Feira em Blumenau
Escola aberta a todos, convidem amigos ou futuros cursilhistas para participarem desta escola em especial.
Abraço a todos!
Att
Célio Alves
Nova Coordenação Setor Blumenau 2012
28 votos - Junior/Edilete Hirt
26 votos - Solange/Rogério Koser
24 votos - Alexandro Soares
20 votos - Wagner/Josiane Richardt
17 votos - Orivaldo/Solnge Serpa
Em reunião na última sexta-feira dia 28 de outubro foram definidos a hierarquia do setor para 2012:
Coordenador - Junior/Edilete Hirt
Vice-coordenador - Solange/Rogério Koser
Tesoreiro - Alexandro Soares
Secretário e Comunicação - Orivaldo/Solnge Serpa
Pré e Pós Cursilho - Wagner/Josiane Richardt
Conselheiro - Célio/Nair Alves
Paz e Bem a Todos!
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Nota de Falecimento
Manifestamos nossa solidariedade a família, especialmente ao Sr. Vilmar Goedert, além da pessoa querida que é, sempre batalhou (e batalha) pela coisas de Deus e da Igreja, e sempre ao lado de sua esposa e companheira Silvina que agora acompanhada dos anjos vai ao encontro de Deus.
Laércio
MCC
sábado, 29 de outubro de 2011
Vontade do Pai
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
O mundo ainda duvida de Jesus?
Depois do haitiano que ficou 27 dias nos escombros e disse que uma pessoa lhe deu água, veja a notícia interessante que vem ao nosso conhecimento.
UMA NOTÍCIA QUE ESTÁ ABALANDO O EGITO
Um muçulmano egípcio matou sua esposa porque ela estava lendo a Bíblia e então a enterrou com seu bebê nascido há poucos dias e uma filha de 8 anos de idade.
As crianças foram enterradas vivas! Ele então disse à polícia que um tio havia matado as crianças. Quinze dias mais tarde, outra pessoa da família morreu.
Quando foram enterrá-la, encontraram as duas crianças sob a areia? EVIVAS!
O país ficou em choque e o homem será executado... Perguntaram à menina de 8 anos como ela havia conseguido sobreviver por tanto tempo e ela disse: "Um homem que usava roupas brilhantes e com feridas que sangravam em suas mãos, vinha todos os dias para nos alimentar. Ele sempre acordava minha mãe para dar de mamar à minha irmã".
Ela foi entrevistada no Egito numa TV nacional por uma mulher jornalista que tinha o rosto coberto. Ela disse na TV pública, 'Foi Jesus quem veio cuidar de nós, porque ninguém mais faz coisas como essas!'
Os muçulmanos acreditam que Isa (Jesus) aparecerá para fazer coisas desse tipo, mas as feridas em Suas mãos dão provas de que Ele realmente foi crucificado e que Ele está vivo!
Também ficou claro que a criança não seria capaz de inventar essa história e não seria possível que essas crianças vivessem sem um milagre verdadeiro.
Os líderes muçulmanos terão muita dificuldade em lidar com essa situação e a popularidade do filme 'Paixão de Cristo' não os ajuda!
Como o Egipto está bem no centro da media e da educação do Oriente Médio, você pode ter a certeza de que essa história vai se espalhar rapidamente.
Jesus Cristo ainda está deixando o mundo de pernas pro ar!
Por favor espalhe esta história por todos os lugares. 'O Senhor diz, 'Abençoarei a pessoa que colocar Sua confiança em mim'' (Jeremias 17).
Jesus disse: "Se me negas entre os homens, te negarei diante do Pai. De que adianta um homem ganhar o mundo inteiro, se perde a sua alma.(Lucas 9:25)
04/10/2011 - A igreja comemorou São Francisco de Assis....
Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um "sim" ou um "não" pode mudar toda a nossa existência. Como São Francisco, seja um apreciador da vida e da natureza e não se deixe iludir por falsas certezas e meias verdades. Deseje e queira sempre mais. Vá a fundo em suas questões e seja “radical” em suas buscas...
(Frei Paulo Sérgio de Souza, OFM)
O interesse.
Momento de Agir do Cursilhista
Estive hoje no Hemosc de Blumenau fazendo o cadastro e coleta de 5ml de sangue para ser doador de medula,
Isso tudo não demorou mais que cinco minutos, então caso alguém também tenha interesse em ser doador como podem ver o primeiro passo é bem simples...
Não esqueçam que a gente pode estar salvando a vida de alguém, quanto mais pessoas forem voluntárias mais chances de achar doadores compatíveis, pois isso é quase igual ganhar numa loteria, e para quem esta num hospital vendo seu filho morrendo aos pouquinhos não é fácil lidar com essa realidade...
Só lembrando que esse não é o caso da Duda( filha de um CURSILHISTA ), mais faço isso pelas várias crianças que temos conhecido nessa situação...
Abaixo segue o vídeo da menina Raissa p/ quem ainda não viu....
Paz e Bem a Todos!
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Missa do Cursilho em Balneário Piçarras
Entrando pelo Trevo da Penha nesta rua tem um cemitério.
É a 1ª rua esquerda no mercado Salébio.
Contamos com a presença de todos de preferência com a camisa do Cursilho.
Clique aqui e veja o mapa no Google Maps
Contato Piçarras Cursilhista
Maurícia 47- 3345-1634
Como suportar a batalha espiritual?
O Corpo de Cristo, presente na Eucaristia, vem atingir plenamente o nosso ser.
Quantas pessoas hoje sofrem de depressão, angústia, tensão e insônia, dependendo de remédios para dormir e viver com um pouco de tranquilidade. Malefícios que são consequência da tentação, que vem para destruir tudo em nossa vida.
Para suportar a batalha espiritual, na qual estamos envolvidos, precisamos da Eucaristia.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Juiz de Fora terá a primeira paróquia dedicada ao Beato João Paulo II do Brasil
Nesta semana, dom Gil, recebeu a confirmação de Roma de que esta é a primeira paróquia autorizada do Brasil a ter o nome do Beato João Paulo II. De acordo com o arcebispo, outras dioceses do Brasil fizeram o pedido de criação de paróquia com o nome do papa. No dia 1º de julho deste ano, o Vaticano enviou um decreto autorizando a arquidiocese a criar uma paróquia dedicada a João Paulo II.
O sacerdote nomeado para a comunidade é o padre João Francisco Batista da Silva. que já iniciou o serviço pastoral na nova comunidade no dia 18 de maio. “Antes de fazer o pedido ao Vaticano, dom Gil conversou com povo para saber a opinião deles. É uma alegria muito grande e uma honra termos a primeira paróquia do Brasil que vai prestar essa homenagem”, disse o padre João Francisco.
A mentalidade
domingo, 4 de setembro de 2011
Novidades e mudanças superficiais
Carta mensal de setembro do Pe. Beraldo
CARTA MCC SET 2011 (145ª.)
“Contigo está a sabedoria, que conhece tuas obras, a teu lado estava quando fizestes o mundo; ela sabe o que te agrada, o que corresponde a teus mandamentos.
Envia-a do céu sagrado, manda-a do teu trono glorioso, para que esteja a meu lado e trabalhe comigo, ensinando-me o que te agrada.
Ela, que tudo sabe e compreende, me guiará prudentemente em meus empreendimentos,
e me guardará com seu prestígio”... (Sb 9,9-11)
Muito amados irmãos e irmãs, discípulos e discípulas, ouvintes todos e missionários da “Palavra divina que se fez Palavra humana”:
Entre as numerosas citações de referência ao MÊS DA BÍBLIA (na Igreja do Brasil, é o mês de setembro), mês da Palavra e da Sabedoria de Deus, porque não lembrar esta - ainda que mais ou menos longa - do Livro da Sabedoria, do Primeiro Testamento que prefigura, já, o Novo? Trata-se de uma belíssima perícope do AT sobre a “sabedoria” que nada mais é do que a simbolização do Verbo do Pai, Jesus Cristo encarnado no humano, e da ação do Espírito Santo. Proponho, pois, que nestes breves parágrafos façamos uma reflexão sobre a Cristologia da Palavra do Pai[1]. O tema está desenvolvido no contexto da Primeira Parte da Verbum Domini (VD), “O Deus que fala” no sexto parágrafo, “Cristologia da Palavra” (11 a 13) cuja leitura recomendo vivamente para que todos possam situar-se sem necessidade de tornar a repetir citações.
1. A Palavra do Pai na Encarnação do Verbo. Durante alguns séculos “Deus falou com seu povo escolhido através dos profetas e a ele revelou-se como único Deus verdadeiro e vivo, com palavras e obras”. Sempre se manifestou um Deus disposto ao diálogo e ao perdão, embora parecesse um Deus distante, mais juiz do que pai. Agora, porém, na pessoa de Jesus que se encarna, envia a sua própria Palavra. Assim se expressa o Papa: “Aqui a Palavra não se exprime primariamente num discurso, em conceitos ou regras; mas vemo-nos colocados diante da própria pessoa de Jesus. A sua história, única e singular, é a palavra definitiva que Deus diz à humanidade”. E, depois destas palavras tão próprias do diálogo do Pai com a humanidade, aparecem outras profundamente significativas para nossa reflexão de cristãos, quem sabe rotineiros ou tradicionais, isto é, cristãos por costume e não por convicção: “Daqui se compreende por que motivo, «no início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo». A renovação deste encontro e desta consciência gera no coração dos fiéis a maravilha pela iniciativa divina, que o homem, com as suas próprias capacidades racionais e imaginação, jamais teria podido conceber”. E a chave de ouro que fecha este parágrafo deveria ser objeto de nossa mais profunda admiração: “A fé apostólica testemunha que a Palavra eterna Se fez Um de nos. A Palavra divina exprime-se verdadeiramente em palavras humanas”. Ao mesmo tempo deveria repercutir em cada um de nós uma pergunta insistente: com que atenção você costuma escutar esta Palavra para que ela repercuta no seu coração e na sua prática de vida?
2. A história humana do Verbo e a realização dos mistérios da salvação. Logo no início deste parágrafo, chama nossa atenção uma expressão carregada de significado, que foge das maneiras habituais de falar de Jesus-Palavra: “O Verbo abreviou-se”. Citando a tradição dos antigos Padres da Igreja e lembrando algumas outras passagens da Escritura (por exemplo, “O Senhor compendiou sua Palavra, abreviou-a”, Is 10,23; Rm 9,28),) a VD põem-nos diante de uma realidade que eu chamaria de comovedora: “O próprio Filho é a Palavra, é o Logos: a Palavra eterna fez-Se pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez--Se criança, para que a Palavra possa ser compreendida por nós». Desde então a Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré”. E porque “comovedora”? Muito simples sua compreensão: porque, não há necessidade de ficar imaginando como seria a face de Jesus (interpretada, tantas vezes, com traços tão estranhos, como as ideias de quem a retratou!), pois é bastante ouvirmos e interiorizarmos a Palavra para saber como é Jesus. Hoje! Agora! Em mim! No meu próximo!
Em seguida a VD chega às outras maneiras que o Pai usa para manifestar o Seu Logos, a Sua Palavra e chega ao Mistério Pascal, escrito, assim, com maiúsculas, referindo-se ao mistério da cruz, ao silenciamento da Palavra: “Por fim, a missão de Jesus cumpre-se no Mistério Pascal: aqui vemo-nos colocados diante da «Palavra da cruz» (cf. 1 Cor 1, 18). O Verbo emudece, torna-se silêncio de morte, porque Se «disse» até calar, nada retendo do que nos devia comunicar. Sugestivamente os Padres da Igreja, ao contemplarem este mistério, colocam nos lábios da Mãe de Deus esta expressão: «Está sem palavra a Palavra do Pai, que fez toda a criatura que fala; sem vida estão os olhos apagados d’Aquele a cuja palavra e aceno se move tudo o que tem vida». Aqui verdadeiramente se nos comunica o amor «maior», aquele que dá a vida pelos próprios amigos (cf. Jo 15, 13)[2]. Fechando esse parágrafo, a VD sintetiza a Palavra na figura da “Luz do mundo”: “Desde o início, os cristãos tiveram consciência de que, em Cristo, a Palavra de Deus está presente como Pessoa. A Palavra de Deus é a luz verdadeira, de que o homem tem necessidade. Sim, na ressurreição, o Filho de Deus surgiu como Luz do mundo. Agora, vivendo com Ele e para Ele, podemos viver na luz”.
Pergunte-se agora, meu irmão, minha irmã: de verdade, a Palavra-Jesus-Luz tem iluminado o caminho de sua vida? Ou você se deixa invadir por outros focos que, de repente, vão-se apagando?
3. O “coração da ‘Cristologia da Palavra’”. O Mistério Pascal, conforme a VD, realiza a unidade do projeto de Deus com o Verbo encarnado. Por isso, o mesmo Mistério Pascal é posto como o “coração da Cristologia da Palavra”: “No Mistério Pascal, realizam-se «as palavras da Escritura, isto é, esta morte realizada “segundo as Escrituras” é um acontecimento que contém em si mesmo um logos, uma lógica: a morte de Cristo testemunha que a Palavra de Deus Se fez totalmente “carne”, “história” humana»....Deste modo São Paulo, transmitindo fielmente o ensinamento dos Apóstolos (cf. 1 Cor 15, 3), sublinha que a vitória de Cristo sobre a morte se verifica através da força criadora da Palavra de Deus. Esta força divina proporciona esperança e alegria: tal é, em definitivo, o conteúdo libertador da revelação pascal. Na Páscoa, Deus revela-Se a Si mesmo juntamente com a força do Amor trinitário que aniquila as forças destruidoras do mal e da morte”.
Por fim, para que meus leitores possam degustar todo o sabor delicioso tema, não resisto a não transcrever suas últimas frases: “Assim, recordando estes elementos essenciais da nossa fé, podemos contemplar a unidade profunda entre criação e nova criação e de toda a história da salvação em Cristo. Recorrendo a uma imagem, podemos comparar o universo com uma partitura, um «livro» – diria Galileu Galilei – considerando-o como «a obra de um Autor que Se exprime através da “sinfonia” da criação. Dentro desta sinfonia, a determinado ponto aparece aquilo que, em linguagem musical, se chama um “solo”, um tema confiado a um só instrumento ou a uma só voz; e é tão importante que dele depende o significado da obra inteira. Este “solo” é Jesus (…). O Filho do Homem compendia em Si mesmo a terra e o céu, a criação e o Criador, a carne e o Espírito. É o centro do universo e da história, porque n’Ele se unem sem se confundir o Autor e a sua obra».
A todos meu abraço fraterno, desejando-lhes um iluminado Mês da Bíblia- Palavra de Deus com Maria “Mater Verbi et Mater laetitae” = Mãe da Palavra e Mãe da alegria!
Pe. José Gilberto Beraldo