Quem somos nós

Minha foto
Blumenau, Santa Catarina, Brazil
Mande seu email pra nós e receba informações com freqüêcia. cursilhoblumenau@gmail.com
Clique aqui para definir este blog como página inicial

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Evangelho do dia

Quinta-Feira, 25 de Outubro de 2012
29ª Semana Comum
A igreja celebra hoje: Sto. Antônio de Sant’Anna Galvão

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,49-53

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO: (autor: CNBB)

A vinda de Jesus cria um divisor de águas na história dos homens. De um lado encontramos os que são dele e, de outro, os que são do mundo. A partir dessa divisão se estabelece o conflito, que é caracterizado principalmente pela diferença de valores, e exige de todos os que abraçam a fé a consciência de suas conseqüências, entre elas a de ser odiado pelo mundo. Como cristãos, devemos enfrentar o conflito com o mundo, mas não com as mesmas armas do mundo, uma vez que estas levam à morte, o grande valor do mundo. Devemos enfrentar o mundo com a fé, a espiritualidade, a entrega, a partilha, a doação, a fraternidade, o testemunho, o profetismo, que são valores do Reino e levam à vida.
............................................................................................
Pegue sua Bíblia e veja também as demais leituras para hoje:

"Que estejais enraizados e fundados no amor,a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus."
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3,14-21

Salmo - Sl 32
R. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
.....................................................................................
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA QUINTA-FEIRA

Escola de Jovens em Gaspar

No domingo próximo dia 28/10 às 16:30 haverá a última escola de jovens no domingo em 2012 na cidade de Gaspar e no dia 10/11 o encerramento na Pizzaria La Vonte também em Gaspar contamos com a presença de todos!  Favor confirmar a reserva pro dia 10 na pizzaria.

Paz e Bem a Todos!

Bispo da Igreja se manifesta sobre programação da TV brasileira.

Por Dom Henrique Soares, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracajú-SE
A situação é extremamente preocupante: no Brasil, há uma televisão de altíssimo nível técnico e baixíssimo nível de programação. Sem nenhum controle ético por parte da sociedade, os chamados canais abertos (aqueles que se podem assistir gratuitamente) fazem a cabeça dos brasileiros e, com precisão satânica, vão destruindo tudo que encontram pela frente: a sacralidade da família, a fidelidade conjugal, o respeito e veneração dos filhos para com os pais, o sentido de tradição (isto é, saber valorizar e acolher os valores e as experiências das gerações passadas), as virtudes, a castidade, a indissolubilidade do matrimônio, o respeito pela religião, o temor amoroso para com Deus.
Na telinha, tudo é permitido, tudo é bonitinho, tudo é novidade, tudo é relativo! Na telinha, a vida é pra gente bonita, sarada, corpo legal.… A vida é sucesso, é romance com final feliz, é amor livre, aberto desimpedido, é vida que cada um faz e constrói como bem quer e entende! Na telinha tem a Xuxa, a Xuxinha, inocente, com rostinho de anjo, que ensina às jovens o amor liberado e o sexo sem amor, somente pra fabricar um filho.… Na telinha tem o Gugu, que aprendeu com a Xuxa e também fabricou um bebê.… Na telinha tem os debates frívolos do Fantástico, show da vida ilusória.… Na telinha tem ainda as novelas que ensinam a trair, a mentir, a explorar e a desvalorizar a família.… Na telinha tem o show de baixaria do Ratinho e do programa vespertino da Bandeirantes, o cinismo cafona da Hebe, a ilusão da Fama.… Enquanto na realidade que ela, a satânica telinha ajuda a criar, temos adolescentes grávidas deixando os pais loucos e a o futuro comprometido, jovens com uma visão fútil e superficial da vida, a violência urbana, em grande parte fruto da demolição das famílias e da ausência de Deus na vida das pessoas, os entorpecentes, um culto ridículo do corpo, a pobreza e a injustiça social.… E a telinha destruindo valores e criando ilusão.…
E quando se questiona a qualidade da programação e se pede alguma forma de controle sobre os meios de comunicação, as respostas são prontinhas:
(1) assiste quem quer e quem gosta,
(2) a programação é espelho da vida real,
(3) controlar e informação é antidemocrático e ditatorial.
Assim, com tais desculpas esfarrapadas, a bênção covarde e omissa de nossos dirigentes dos três poderes e a omissão medrosa das várias organizações da sociedade civil incluindo a Igreja, infelizmente vai a televisão envenenando, destruindo, invertendo valores, fazendo da futilidade e do paganismo a marca registrada da comunicação brasileira.…
Um triste e último exemplo de tudo isso é o atual programa da Globo, o Big Brother (e também aquela outra porcaria, do SBT, chamada Casa dos Artistas).
Observe-se como o Pedro Bial, apresentador global, chama os personagens do programa:
Meus heróis! Meus guerreiros! Pobre Brasil! Que tipo de heróis, que guerreiros! E, no entanto, são essas pessoas absolutamente medíocres e vulgares que são indicadas como modelos para os nossos jovens!
Como o programa é feito por pessoas reais, como são na vida, é ainda mais triste e preocupante, porque se pode ver o nível humano tão baixo a que chegamos! Uma semana de convivência e a orgia corria solta.… Os palavrões são abundantes, o prato nosso de cada dia.… A grande preocupação de todos assunto de debates, colóquios e até crises é a forma física e, pra completar a chanchada, esse pessoal, tranqüilamente dá-se as mãos para invocar Jesus.… Um jesusinho bem tolinho, invertebrado e inofensivo, que não exige nada, não tem nenhuma influência no comportamento público e privado das pessoas.… Um jesusinho de encomenda, a gosto do freguês que não tem nada a ver com o Jesus vivo e verdadeiro do Evangelho, que é todo carinho, misericórdia e compaixão, mas odeia o fingimento, a hipocrisia, a vulgaridade e a falta de compromisso com ele na vida e exige de nós conversão contínua! Um jesusinho tão bonzinho quanto falsificado. Quanta gente deve ter ficado emocionada com os heróis do Pedro Bial cantando Jesus Cristo, eu estou aqui!
Até quando a televisão vai assim? Até quando os brasileiros ficaremos calados? Pior ainda: até quando os pais deixarão correr solta a programação televisiva em suas casas sem conversarem sobre o problema com seus filhos e sem exercerem uma sábia e equilibrada censura? Isso mesmo: censura! Os pais devem ter a responsabilidade de saber a que programas de TV seus filhos assistem, que sites da internet seus filhos visitam e, assim, orientar, conversar, analisar com eles o conteúdo de toda essa parafernália de comunicação e, se preciso, censurar este ou aquele programa. Censura com amor, censura com explicação dos motivos, não é mal; é bem! Ninguém é feliz na vida fazendo tudo que quer, ninguém amadurece se não conhece limites; ninguém é verdadeiramente humano se não edifica a vida sobre valores sólidos. E ninguém terá valores sólidos se não aprende desde cedo a escolher, selecionar, buscar o que é belo e bom, evitando o que polui o coração, mancha a consciência e deturpa a razão!
Aqui não se trata de ser moralista, mas de chamar atenção para uma realidade muito grave que tem provocado danos seríssimos na sociedade. Quem dera que de um modo ou de outro, estas linha de editorial servissem para fazer pensar e discutir e modificar o comportamento e as atitudes de algumas pessoas diante dos meios de comunicação.

FONTE: http://www.comshalom..org/blog/carmadelio/28414-o-lixo-big-brother-bispo-da-igreja-se-manifesta-sobre-programa

Ore com Fé

"Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."



Deus está no controle





POR FAVOR, LER COM FÉ.



Esta é uma oração impressionante.  Crê simplesmente Nele e serás abençoado.



Lucas 18:27 O problema com muitos de nós é que não cremos que Deus abrirá uma janela e derramará bênçãos sem medidas na vida de cada um, que não teremos lugar nem sabemos como recebê-las. Proponho a qualquer pessoa a provar a Deus. Ele é fiel em sua palavra. Deus não pode mentir e suas promessas são seguras.

Três coisas lhe sucederão esta semana que vem:

(1) Você terá ajuda de alguém de quem não espera;

(2) Você será demasiado relevante para ser ignorado;

(3) Você terá um encontro com Deus e você jamais será o mesmo.



A oração por você hoje é:

“Que os olhos que lêem esta mensagem não vejam mal algum ao redor, As mãos que enviarão esta mensagem a outros não trabalhem em vão, A boca que diz Amém a esta oração reine para sempre”.



Permaneça no amor a Deus enviando esta oração a todos em sua lista. Tenha uma viagem fascinante pela vida no amor a Jesus Cristo. Confie no Senhor de todo seu coração pois Ele nunca falha e é fiel em suas promessas.



Se você necessita de verdade de uma bênção, continue lendo este e-mail:



Pai Divino, Deus amável e piedoso, te rogo que abençoes abundantemente a minha família e a mim. Sei que o Senhor reconhece que uma familia é mais que uma mãe, pai, irmã, irmão, esposo e esposa, para todos os que crêem e confiam em Ti. Pai peço a ti Senhor, bênçãos e graças não somente para a pessoa que me enviou esta oração, mas também para mim e para todos a quem enviei esta mensagem. E que a força da união em oração daqueles que crêem e confiam no Senhor seja mais poderosa que qualquer outra coisa. Agradeço-te de todo coração e com a certeza que as tuas bênçãos chegarão à minha vida. Deus Pai, livra a pessoa que lê esta oração agora, de dívidas e de preocupações por causas de dívidas. Envia a tua sabedoria santa para que eu possa ser um bom administrador sobre tudo quanto o Senhor me tem dado e proporcionado, pois sei que És maravilhoso e poderoso e se Te obedecermos e caminharmos em tua palavra tenhamos fé mesmo que do tamanho de um grão de mostarda, o Senhor derramará as tuas bênçãos sobre nós. Agradeço-te Senhor pelas bênçãos já recebidas e por aquelas que hei de receber porque sei que ainda tens muito para fazer por mim e muito mais que nem eu consigo sequer imaginar. Em nome de Jesus Cristo nosso Salvador, te rogo. Amém.



TOME 60 SEGUNDOS e envie esta mensagem rapidamente e em horas, você terá feito com que uma corrente de muitas pessoas ore a Deus, uns pelos outros. Então, agora sente e observe o poder de Deus trabalhando em sua vida por teres feito a coisa que você sabe que Ele ama.

Seja Abençoado!





Concentre-se nas frases abaixo:



'Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez'.



'Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor'.



'A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo'.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ultréia Diocesana em Blumenau

Cursilhistas

O GED ( Grupo Executivo Diocesano da Diocese de Blumenau) 


CONVIDA : Os cursilhistas da Diocese de Blumenau a comparecerem na Ultréia e Assembléia  Geral Ordinária,
DIA    : 18 de Novembro de 2012, na sede social da ASTEKA, situada à Rua Heinrich Hemmer, 1694 - Badenfurt – Blumenau, SC.
  


Horário: inicio às 08h30 com café.
 

Almoço :  VALOR DE R$18,00 será de  responsabilidade  do coordenador de cada setor ,organizar o numero de pessoas que participaram do almoço,pois a cobrança dos valores dos almoços
serão feitas por setor (coordenador),não será devolvido dinheiro pois a quantidade é fechado com restaurante até dia 12 de Novembro, o pagamento devera acorrer no dia da Ultréia
entre os coordenadores do setor e o tesoureiro do setor de Blumenau Alex  (telefone 9118 9977).

 

No dia da reunião Grupo de apoio dia  09 de Novembro os coordenadores devem  levar a quantidade de convites para o almoço .

Coordenação do setor de Blumenau

O Pecado

O pecado é uma falta contra a razão, a verdade e a reta consciência. Sempre foi um termo usado principalmente dentro de um contexto religioso, e hoje descreve qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis reveladas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebraico hhatá; em grego hamartáno) significam “errar”, no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu. João Paulo II afirma que o pecado, sob a aparência de “bom” ou “agradável”, é sempre um ato suicida.
É grande a variedade de pecados que são cometidos por egoísmo e por falta de visão sobrenatural. Mas Deus em sua imensa misericórdia quer perdoar os pecados: “Acaso tenho eu prazer na morte do ímpio? – diz o Senhor Deus – Porventura não alcançará ele a vida se converter de seus maus caminhos?” (Ez 18,23).
Quando nos aprofundamos nos Evangelhos constatamos que o evangelho nos chama a conversão, e vemos que Jesus perdoou muitas vezes os pecadores e concedeu aos apóstolos e a seus sucessores poder para perdoar os pecados.
A doutrina católica distingue o pecado em 3 categorias:
O pecado original, que é transmitido a todos os homens, sem culpa própria, devido à sua unidade de origem, que é Adão e Eva. Eles desobedeceram à Palavra de Deus no início do mundo, originando este pecado, que, felizmente, pode ser atualmente perdoado pelo sacramento do Batismo. Este pecado faz com que “a natureza humana [...] fica [...] submetida à ignorância, ao sofrimento, ao poder da morte, e inclinada ao pecado”.
O pecado mortal, que é cometido “quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do Inferno, se dele não nos arrependermos” sinceramente.
O pecado venial, “que difere essencialmente do pecado mortal, comete-se quando se trata de matéria leve, ou mesmo grave, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento. Não quebra a aliança com Deus, mas enfraquece a caridade; manifesta um afeto desordenado pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e na prática do bem moral; merece penas purificatórias temporais”, nomeadamente no Purgatório.

Evangelio do dia

Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2012
29ª Semana Comum
A igreja celebra hoje: São Gaudêncio

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,13-21

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.
14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.
- Palavra da Salvação.  -Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO: (autor: CNBB)
Mas Deus lhe disse: Louco! Louco é aquele que é incapaz de perceber a verdadeira hierarquia dos valores e submete o eterno ao temporal, o celeste ao terreno, fazendo com que o acúmulo de bens materiais se tornem a causa maior da sua própria felicidade, o que faz com que ele feche a sua vida para os valores que são eternos e que trazem a felicidade que não tem fim. A verdadeira loucura consiste em não conhecer a Deus e, por isso, não valorizar a sua presença em nossas vidas, não viver no seu amor e não amar, de modo que não haja partilha de todos os bens, não possibilitando um crescimento mútuo e um projeto comum de felicidade, que dura para sempre.
............................................................................................
Pegue sua Bíblia e veja também as demais leituras para hoje:

"Ele nos deu a vida com Cristo, e nos fez sentar nos céus."
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,1-10

Salmo 99
R. O Senhor mesmo nos fez, e somos seus.
.....................................................................................
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA

terça-feira, 16 de outubro de 2012

QUAL O TAMANHO de DEUS?

Um garoto perguntou ao pai:
Qual o tamanho de Deus?
Então ao olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho:
Que tamanho tem aquele avião?
O menino disse:
Pequeno, quase não dá para ver.
Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou:
E agora, qual o tamanho desse? O menino respondeu: Nossa pai, esse é enorme!
O pai então disse:
Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele.  
Quanto mais perto você está dele, maior Ele será na sua vida!

Evangelho do dia

 Terça-Feira, 16 de Outubro de 2012
 28ª Semana Comum
 A igreja celebra hoje: Santa Margarida Maria Alacoque

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,37-41

 Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.
 - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO: (autor: Pe. Bantu Mendonça)
Estamos, mais uma vez, diante da admirável pregação de Jesus que move e comove a tudo e a todos. Sua Palavra penetra até o fundo dos corações, ao ponto de até os fariseus se sentirem na obrigação de convidá-lo para um banquete.

Estranho é notar que sobre a doutrina do Mestre eles não se questionavam. Mas quando se tratava de coisas superficiais como, por exemplo, o mero lavar as mãos antes de comer, ficavam escandalizados como se o lavar ou não fosse “questão de vida ou morte”.
 (...)
O homem, tocado e envolvido pela Palavra de Jesus, se transforma numa pessoa íntegra. Pessoa capaz de revelar o que traz no seu coração. Isto exigirá dela uma pureza interior.

A pureza não ocorre por acaso e nem “brota da noite para o dia”. O apóstolo Pedro compara-a ao processo de depuração do ouro (cf. 1 Pedro 1,6-7). O ourives tem de aquecer esse metal várias vezes para que as impurezas e ligas venham à superfície, e assim ele possa removê-las.

Isto nos leva a concluir que a purificação é um processo. Contudo, não basta desejarmos ser puros. E mesmo que sejamos sinceros e nos empenhemos duramente, isso não é suficiente. Precisamos ter o propósito de sermos conforme à imagem de seu Filho (cf. Rm 8,29).

Jesus deixou bem claro que é impossível servir a dois senhores. “Onde estiver nosso tesouro, aí estará também o nosso coração” (Mt 6,21). Na luta pela formação de um caráter santo, precisaremos guardar no coração certos elementos e barrar a entrada de outros. Quem não cuida bem de seu coração, está se predispondo a ter problemas. Quem o guarda com todo cuidado, vence.

O único fator que pode impedir que um homem se entregue à impureza é o intenso amor pela pureza interior. Portanto, lave e guarde a sua mente, o seu coração – e não somente as suas mãos! – e serás verdadeiramente puro.
 ..............................................................................................
 Pegue sua Bíblia e veja também as demais leituras para hoje:

 Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 5,1-6)

 Salmo 118
 R. Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
 .....................................................................................
 TENHAM TODOS UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA

Edital de Convocação


MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
REGIONAL SUL IV ESTADO DE SANTA CATARINA
GRUPO EXECUTIVO DIOCESANO DIOCESE DE BLUMENAU 

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA 2012 Edital de Convocação
Usando das atribuições estabelecidas e de acordo com as normativas contantes no Estatuto do Movimento de Cursilhos de Cristandade no Brasil e no Regimento Interno em vigor do Grupo Executivo Diocesano da Diocese de Blumenau, são convocados os cursilhistas da Diocese de Blumenau a comparecerem na Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 18 de novembro de 2012, na sede social da ASTEKA, situada à Rua Heinrich Hemmer, 1694 - Badenfurt Blumenau, SC, em primeira convocação às 08:30 h e em segunda convocação às 09:00 h, para deliberarem acerca da seguinte ordem do dia:
  1. 1-  Balanço das atividades do GED e setores no ano de 2012;
  2. 2-  Eleição dos membros do Grupo Executivo Diocesano GED para o biênio 2013-2014;
  3. 3-  Indicação e aprovação da lista tríplice de sacerdotes para submissão à diocese.
Observações quanto ao item 1 da ordem do dia (Balanço de atividades):
a) Cada coordenador de setor deverá apresentar resumidamente o balanço de suas atividades (ponto

positivos e pontos negativos);
b) O GED apresentará seu balanço geral e apresentação das contas financeiras;

Observações quanto ao item 2 da ordem do dia (eleições):
  1. a)  O prazo para apresentação de chapas, com candidatos a coordenador diocesano e o vice-
    coordenador diocesano, encerrar-se-á no dia 31 de outubro de 2012;
  2. b)  Eleitos,coordenadoreseuvice,osmesmosjuntamentecomoassessoreclesiástico,comporãoos
    demais cargos da coordenação: secretário e seu vice, tesoureiro e seu vice. Também poderão atribuir funções que julgarem necessárias ao bom desempenho de suas atividades, tais como, por exemplo: assessor de comunicação e mídias sociais, responsável por pré-cursilho, por pós- cursilho, etc.;
  3. c)  Candidatos poderão se inscrever e se compor em diferentes chapas;
  4. d)  Candidatos deverão ter, além das condições especificadas no Regimento Interno do GED e
    estatuto do MCC do Brasil, o tempo mínimo de 2 anos de cursilhista;
  5. e)  São aptos a votar cursilhistas com tempo mínimo de 1 ano de cursilhista;
Observações quanto ao item 3 da ordem do dia (lista tríplice de sacerdotes)
a) A assembleia indicará/comporá, como for possível, lista com 3 sacerdotes (mais votados) para

compor uma lista tríplice a ser apresentada ao Bispo Diocesano que aprovará e designará 1 dos 3 nomes sugeridos para assessor espiritual do MCC no âmbito da diocese. Os demais nomes ficaram como assessores auxiliares.
Luís Alves(SC), 15 de outubro de 2012
Laércio Espig
Coordenador Diocesano
Grupo Executivo Diocesano GED Blumenau SC 

Notas adicionais:
-Este edital, além de sua remessa às coordenações de setores, escolas e núcleos, também será publicado nas redes sociais eletrônicas mantidas pelo GED;
-O Regimento interno do GED-Blumenau, atualmente em vigor, está em anexo ao presente edital;
-O estatuto do MCC do Brasil encontra-se publicado no site:
http://www.cursilho.org.br/estatuto4.php
-O estatuto do GER-Regional Sul IV encontra-se publicado no site: http://cursilhosc.org.br/gersul/index.php?option=com_content&view=article&id=98&Itemid=58

Reflita


Brasa viva

Um membro de um determinado grupo para o qual prestava serviços freqüentemente, sem nenhum aviso, deixou de
participar das atividades. Algumas semanas depois, o líder do grupo resolveu fazer-lhe uma visita. A noite estava muito
fria.
O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante de um reluzente fogo. Supondo o motivo da visita, o
homem deu as boas-vindas ao visitante e a seguir conduziu-o a uma grande cadeira que estava próxima da lareira,
permanecendo em silêncio.
O líder se fez de confortável, mas não disse nada. No ambiente de quietude, contemplou a dança das chamas em torno
da lenha ardente. Passados alguns minutos, o líder examinou as brasas, apanhou cuidadosamente uma brasa ardente e
deixou-a de lado. Logo após voltou a sentar-se e permaneceu silencioso e imóvel. . O anfitrião prestou atenção a tudo,
fascinado e quieto.
A chama da solitária brasa diminuiu gradativamente, houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou definitivamente.
Logo estava fria e morta. Nenhuma palavra havia sido proferida desde o cumprimento inicial. O líder, antes de preparar
para sair, recolheu a brasa fria e inoperante e colocou-a novamente na fogueira. Prontamente a brasa começou a
incandescer, uma vez mais com a luz e o calor dos carvões ardentes em torno dela. Tão logo o líder alcançou a porta para
partir, seu anfitrião disse:Obrigado, tanto por sua visita quanto pelo sermão. Estou voltando ao convívio do
grupo
Ler esta história é reportar para nossa vida e nossas atitudes. Somos carvões. Que precisamos de calor para tornar
brasas. Para brilharmos precisamos de calor; calor humano, da família, dos amigos, das comunidades, enfim
das pessoas que nos amam. Penso que em algum momento da vida, uma tenaz (instrumento próprio para mexer na
lareira) foi usada para retirá-lo(a) da lareira-família, da lareira-Deus, etc. Esquecemo-nos as vezes que, como disse o
poeta, e disse muito bem, uma andorinha sozinha, não faz verão;. Toda dor da sua alma, impregnada pelo
pior de todos os espectros e fantasmas chamado: SOLIDÃO, só estão no seu encalço porque ainda estribas sobre o
orgulho.
Orgulho que não te permite perdoar e ser perdoado. Nos recônditos do seu espírito só restou o carvão, negro e frio! Pois
abandonaste o calor daqueles que mesmo não sendo perfeitos, são a melhor companhia! Diz a Bíblia: Não é bom que o
homem esteja só; Por que abandonaste sua casa? Por que abandonaste sua família? Por que abandonaste a
igreja? Por que abandonaste Deus? Decepção? Frustração? Um dia destes preguei um sermão sobre a Arca de Noé.
Disse assim, a Arca de Noé simbolizava a salvação. Dentro dela havia segurança. Do lado de for a, o dilúvio matava. Mas
na Arca havia algo mais. Oito seres humanos para cuidarem de aproximadamente quatro mil pares de animais. Na Arca
só havia uma janela no teto. Os animais ficavam em compartimentos. Imagine quatro mil pares de animais fazendo
barulho o dia todo; fazendo suas necessidades fisiológicas, etc, etc, etc. Imagine ter que olhar para sua família o dia todo
durante meses sem poder sair.
A Arca parecia para eles um inferno! Mas não era. Por pior que era lá dentro, do lado de fora era infinitamente pior, pois
havia morte! Assim é a família, a igreja, a comunidade, por pior que seja, ainda é melhor e mais seguro do que do lado
de fora. Volte hoje para o abraço da mãe e ou do pai.
Volte hoje para o calor da esposa e ou marido. Volte hoje para Deus, e com certeza este carvãozinho negro e frio, vai
voltar a incandescer e aquecerá os outros.
Acredite Nisso;
DECOLORES
MCC- DE BLUMENAU

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Dia 09 de outubro - Das 09h às 15h, oração das 1000 Ave-Marias no Santuário de Navegantes.
                                 - 16h: Santa Missa e traslado da imagem de Nossa Senhora Aparecida até a Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, onde Dom José presidirá missa de acolhida da sagrada imagem e de abertura do Ano da Fé.

2. Em Blumenau

Dia 9 de outubro – 19h: Missa do Pão de Santo Antonio no Santuário de N. Sra. Aparecida, na Itoupava Norte

Dia 10 de outubro – 19h: Missa da Saúde no Santuário da Itoupava Norte

Dia 11 de outubro – 19h: Missa solene de N. Sra. Aparecida no Santuário da Itoupava Norte

Dia 12 de outubro 8h: Início da procissão fluvial pelo Rio Itajaí-Açú, seguida de missa presidida por Dom José, às 10h, no Santuário da Itoupava Norte. Ao meio dia, o Pe. João Bachmann  e Dom José sobrevoam o Santuário em helicóptero, abençoando os devotos.
                               - 15h: Missa com as crianças no Santuário da Itoupava Norte
                                - 19h: Missa e encerramento das festividades de N. Sra. Aparecida, no santuário da Itoupava Norte
Dia 12 de 0utubro, no Santuário de N. Sra. dos Navegantes haverá santa missa às 08h e às 10h está marcada a missa da festa de N. Sra. Aparecida na Comunidade São João Apóstolo e Evangelista. À tarde, as Pastorais, o Instituto Caracol e o Santuário de N. Sra dos Navegantes farão atividades de recreativas e culturais para as crianças.
3. De volta a Navegantes e Aparecida, em SP

Dia 14 de outubro – 10h: A imagem de N. Sra. Aparecida chega novamente ao Santuário de N. Sra. dos Navegantes, onde haverá missa e, em seguida, uma caravana com a participação do Pe. Fabian Marcelo Capistrano e acompanhada por paroquianos, trasladará a imagem peregrina, de volta ao Santuário Nacional.
Dia 15 de outubro – 09h: - entrega solene da imagem peregrina de N. Sra. Aparecida no altar-mor da Basílica, em Aparecida, SP. Esta cerimônia poderá ser acompanhada pela TV Aparecida, em rede nacional.

Pe. Raul Kestring 

São João Leonardo

Leonardo nasceu na Toscana, em 1541. Levou uma vida normal de leigo, trabalhando no ramo farmacêutico com o pai até os vinte e seis anos de idade, quando este morreu. Tendo participado do trabalho junto aos pobres com os padres colombinos, decidiu entregar sua vida ao seguimento de Cristo.

Mesmo sabendo das dificuldades por ser adulto, Leonardo não se intimidou. Enfrentou os estudos desde o começo, do princípio mais elementar. Juntou-se aos meninos para aprender o latim e, em seguida, aplicou-se no estudo de filosofia e de teologia. Quatro anos depois, foi ordenado sacerdote.

Dedicando-se à catequese das crianças, implantou, junto com alguns religiosos, uma educação totalmente voltada para os princípios cristãos, nascendo, em 1574, a Congregação da Doutrina Cristã, hoje Clérigos Regulares da Mãe de Deus, também conhecidos como padres leonardinos.

Em 1584, resolveu fazer uma peregrinação à França, ao Santuário de Nossa Senhora de Loreto. Leonardo, que tinha conquistado a confiança do papa Clemente VIII, foi enviado por este para realizar diversas missões em seu nome, restaurando a disciplina religiosa em várias ordens, conventos e congregações. Era um tempo de decadência de costumes e seu trabalho entusiasmado e atraente trouxe de volta os velhos princípios do verdadeiro cristianismo que se haviam perdido no dia-a-dia de muitos integrantes da Igreja.

Preocupado em assegurar um futuro de fé às crianças pagãs, fundou, em parceria com João Batista Vives, um colégio para jovens sacerdotes que se espalhariam pelo mundo como missionários, pregando o catolicismo entre os infiéis e cuidando das vítimas das epidemias. Portanto João Leonardo foi o precursor do Colégio Urbano dos Missionários da Propaganda Fidei, ou Obra da Propaganda da Fé, fundado em 1627, em Roma, atuante até nossos dias, principalmente na esfera da Santa Sé. E também dos Missionários Exteriores de Paris, fundado em 1663.

Influenciado pelo Concilio de Trento, ao lado de grandes religiosos da época, como os depois santos Filipe Neri, José Calazanz e Camilo de Lellis, João Leonardo travou uma grande luta pela reforma eclesiástica da Itália, o que o fez tornar-se, também, um dos grandes do seu tempo.

Radicado em Roma, ele morreu no dia 8 de outubro de 1609. Seu corpo se encontra na cripta da igreja Santa Maria, em Campiteli. Beatificado em 1861, o papa Pio XI declarou santo João Leonardo em 1938, cuja festa litúrgica ocorre no dia de sua morte.

Evangelio do dia

Lc 10,38-42

Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou:
- O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.
Aí o Senhor respondeu:
- Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.


Preparo-me para a Leitura Orante,em sintonia com todas as pessoas conectadas para meditar e viver a Palavra. Juntas rezamos:
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 10,38-42 e observo pessoas, palavras, relações com Jesus.
Jesus chama a atenção de Marta. Mas ela não foi censurada porque estava trabalhando, mas porque estava "agitada, ansiosa, inquieta por tantas coisas".
Maria é elogiada não por estar sentada, acomodada, mas por estar "à escuta da Palavra".
A escuta da Palavra de Deus deve ter prioridade em relação as nossas ocupaçõesdo dia-a-dia.
A preocupação e a correria pelo trabalho, não só causam cansaço e até estresse;mas podem também reduzir nossa atividade a simples barulho, se não houver uma pausa para a escuta da Palavra. Jesus nos quer ensinar que - escuta da Palavra e trabalho - não devem constituir um dualismo. Tanto uma como outra são atividades que nos acompanham e nos sustentam .
O Evangelho de hoje não conclui qual foi a decisão de Marta, após as palavras de Jesus. Provavelmente foi se acalmar aos pés do Mestre. E, no fim deste momento especial, Maria e Marta foram, juntas, preparar a refeição.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Como me organizo em minhas atividades?
Tenho muitas preocupações e agito-me com muitas coisas como Marta?
Ou, sou capaz de escolher a "melhor parte", à escuta da Palavra? Como Marta implico-me que outras pessoas ficam tranquilas , "sentadas", em oração ou à escuta da Palavra?
Consigo ser uma pessoa ativa e reflexiva, ao mesmo tempo? Os bispos na conferência de Aparecida disseram: "Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: "Amem-se uns aos outros, como eu os amei" (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, "todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35)." (DAp 138).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações
e concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus,
Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai.
Amém.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é hoje direcionado à centralidade do mandamento do amor. Não me deixarei vencer pela ansiedade, pela agitação. Terei meu olhar voltado para o que é mais importante.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém

Pedido de Oração

Bom dia Laércio,
Tudo Bem?

Neste momento preciso muito de você, aqui quem vos escreve é o Mano de
Gaspar sou irmão do Edson WIESER, aconteceu um fato inusitado e estamos
recorrendo a muitas orações.

O Edson, quando foi trabalhar no ultimo cursilho já não estava bem, mas
mesmo assim foi porque ele achava que quando voltaria iria se sentir melhor,
infelizmente foi o que não aconteceu.

Ele vinha sentindo muita tontura e desequilíbrio na coordenação motora, foi
nestes sintomas que ele fez uma Tomografia.

Apresentou a tomografia para o médico em Blumenau e veio a surpresa: Uma
mancha no Celebro. O mesmo encaminhou com Urgência para um Neurocirurgião.

No momento ele está em São Paulo realizando vários exames para identificar o
que é.

Laércio, o que mais eu te peço é para todos fazer uma corrente de ORAÇÕES,
para que dê tudo certo.

Um Grande Abraço,

Mano,
Decolores.

Olá, Paz e Bem!

"Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis;
batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura,
encontra; e, para quem bate, se abrirá."    Lucas 11, 9-10

Recorro a todos os amigos de fé para que tenham em suas orações nosso
amigo e irmão Edson Wieser de Gaspar. Peçamos ao Deus misericordioso
que, pela graça de seu filho e nosso Senhor Jesus Cristo, possa ser
resolvida logo sua situação de angústia quanto a sua saúde.

Nossa Senhora da Saúde, intercedeis por nós.


Agradecidamente,

Laércio

terça-feira, 2 de outubro de 2012

REUNIÃO GRUPO DE APOIO - CONVOCAÇÃO

Olá a todos,

Pelo presente, fica convocada reunião do grupo de apoio desde GED a ser realizada no dia 10 de outubro de 2012, a 19:30 h, no salão da paróquia Nossa Senhora da Paz em Piçarras, onde serão discutidos os principais assuntos abaixo:

- Eleições GED (Assembléia Diocesana) e Setores 2012;
- Definição calendário 2013 (obrigatório por causa da diocese);
- JMJ - Jornada Mundial da Juventude

Notas:
-A avaliação (geral) dos cursilhos 2012 será feita na última reunião de grupo de apoio do ano juntamente com a escolha dos novos coordenadores dos cursilhos 2013;
-Esta reunião foi marcada em dia e local de acordo com disponibilidade de agenda de nosso assessor eclesiástico, Pe. Francisco, e também em vista da data final da diocese (15/10/2012) para entrega dos calendários 2012 e das eleições de cada setor, que antencederão a do nosso GED.
-A pauta dessa reunião é extensa. Com início previsto para 19:30 e término previsto para 22:00 h, com intervalo de 10 min para cafezinho.

Fazem parte do grupo de apoio:
-Coordenadores e vices de cada setor;
-Representante jovem de cada setor;
-Coordenadores de núcleos (NCA);
-Coordenadores dos corsilhos 2012;
-Coordenação do GED e
-Assessor eclesiástico.

Qualquer dúvida quanto achegar no local na reunião poderá ser obtida no link abaixo:
http://www.diocesedeblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=925&cod_002=2

De Colores,
Laércio Espig e Sérgio Meyer
Coordenadação GED Blumenau

Evangelio do dia

Terça-Feira, 2 de Outubro de 2012
A igreja celebra hoje: Santos Anjos da guarda

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,1-5.10

Naquela hora, 1Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.      Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO: (autor: CNBB)
Este trecho do Evangelho que nos é proposto pela Igreja na comemoração da memória dos santos Anjos da Guarda é um paralelo ao trecho que meditamos ontem, porém nos apresenta um acréscimo muito importante, que não podemos desconsiderar: a assistência que Deus concede a todos os que são pequenos e a necessidade que existe de valorizarmos aqueles que são os desvalidos do mundo, pois os seus anjos no céu vêem sem cessar a face de Deus. Devemos receber em nome de Jesus todas as crianças, assim como todos os demais desvalidos e excluídos da sociedade para recebermos o próprio Cristo, presente neles.
..............................................................................................
 Pegue sua Bíblia e veja também as demais leituras para hoje:

"Vou enviar um anjo que vá à tua frente."
Leitura do Livro do Êxodo 23,20-23

Salmo - Sl 90 (91)
R. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos,
para em todos os caminhos te guardarem.
 .....................................................................................
 TENHAM TODOS UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA

Aos Cristãos

Endereços eletrônicos da Jornada Mundial da Juventude.
 

www.jovensconectados.org.br
www.twitter.com/conectados
www.facebook.com/jovensconectados
 

Acessem www.rio2013.com é o endereço do hino
oficial da JMJ 2013.

Decolores

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cerco de Jericó

Começa hoje o Cerco de Jericó na Catedral São Paulo Apóstolo em Blumenau, nosso movimento de Cursilhos do Setor de Blumenau tem entre os dias 01/10 à 07/10 das 22hs às 23hs para estar em momento de orações na própria catedral.
Contamos com a presença de todos!!

A Coordenação

EVANGELHO DO DIA

Segunda-Feira, 1 de Outubro de 2012
Santa Teresinha do Menino Jesus

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,46-50

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.
- Palavra da Salvação.   - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO: (autor: CNBB)
A lógica que nos é proposta por Jesus nos desafia a entender as relações de autoridade e de poder de uma forma totalmente diferente da proposta pelo mundo: autoridade significa conduzir as outras pessoas para uma vida melhor e poder significa serviço e humildade. Com isso, o Evangelho nos mostra que devemos nos afastar da opressão, da dominação e do autoritarismo do poder pelo poder. O Evangelho de hoje também nos mostra que o fato de sermos a Igreja de Jesus Cristo não nos dá o direito de nos apossarmos da sua pessoa e da sua ação, uma vez que ele chama diferentes pessoas através de modos diferentes para que, de diferentes modos, continue agindo no meio dos homens.
..............................................................................................
Pegue sua Bíblia e veja também as demais leituras para hoje:

"O Senhor deu, o Senhor tirou.
Bendito seja o nome do Senhor!
Leitura do Livro de Jó 1,6-22

Salmo 16
R. Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
.....................................................................................
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA