Quem somos nós

Minha foto
Blumenau, Santa Catarina, Brazil
Mande seu email pra nós e receba informações com freqüêcia. cursilhoblumenau@gmail.com
Clique aqui para definir este blog como página inicial

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lembremos em nossas orações

 Email enviado por Mary, irmã cursilhista.

Notícias dos últimos exames do Gilson:
O tumor se alastrou por outros 5 lugares importantes do cérebro,
inoperáveis, e o plano de saúde agora está empombando até pra pagar outra quimio...
O Gilson está afastado do trabalho, sem equilíbrio para caminhar, com perda de  memória recente,
oscilações de humor, mas pelo menos não tem dores!
Daqui pra frente vai ficar cada vez  com mais sequelas, mas Deus sabe o que faz...
Beijo grande no coração, amiga.
--
Levai a carga uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Gálatos,6:2
MARY.

Carta Mensal MC


“E como a chuva e a neve que caem do céu para lá não voltam sem antes molhar a terra e fazê-la germinar e brotar,  a fim de produzir semente para quem planta e alimento para quem come, assim também acontece com a minha palavra: Ela sai da  minha boca e para mim não volta sem produzir seu resultado, sem fazer aquilo que planejei, sem cumprir com sucesso a sua missão” (Is 55, 10-11).

Meus muito amados leitores e leitoras, a todos desejo que possamos ser um terreno fértil para receber a Palavra, dela sendo fiéis anunciadores e missionários:

Na Carta do mês de setembro do ano passado, refletimos sobre um dos parágrafos mais importantes da Exortação Apostólica VERBUM DOMINI (VD) sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja, ou seja, sobre a “Cristologia da Palavra”.

Proponho que neste mês continuemos nossa reflexão em torno do mesmo documento que, por tratar da Palavra de Deus, permanece sempre atual e motivador, agora sobre a “Missão da Igreja: anunciar a Palavra de Deus ao mundo”.[1] Detenhamo-nos, pois, sobre os dois parágrafos iniciais: “A Palavra que sai do Pai e volta para o Pai” (90) e “Anunciar ao mundo o “Logos” da Esperança” (91).
1. “A Palavra que sai do Pai e volta para o Pai”. Diante dessa afirmação, assim de simples, somos convidados a nada mais nada menos que mergulhar no mistério da identidade de Jesus – Palavra - com o seu Pai. Reflitamos sobre alguns passos a serem dados para podermos praticar esse “mergulho”.

a) O primeiro passo está em “desconstruir” a “imagem, conceitos ou palavras” que usamos ao referir-nos a Deus. Diz o Papa: “São João sublinha fortemente o paradoxo fundamental da fé cristã. Por um lado, afirma que «ninguém jamais viu a Deus» (Jo 1, 18; cf. 1 Jo 4, 12): de modo nenhum podem as nossas imagens, conceitos ou palavras definir ou calcular a realidade infinita do Altíssimo; permanece o Deus semper maior” (VD 90). Porque é importante esta “desconstrução”? Para não reduzirmos a figura de Deus à “nossa imagem e semelhança”, isto é, às nossas próprias limitações, por exemplo, quanto à figura do pai, hoje, em muitos casos, perverso com os filhos, vingativo com a esposa, etc.. Deus, lembra o Papa, é sempre maior. E então, assim “descontruindo” Sua imagem, que ideia faremos de Deus, querendo “mergulhar no seu mistério? A resposta vem em seguida, de maneira que já podemos nos aprofundar mais um pouquinho neste “mergulho no mistério” buscando “construir” um Deus como muito perto de nós, aliás, como um de nós, no nosso meio, participante ativo de nossos problemas, angústias e esperanças!        

b) O segundo passo para o nosso “mergulho” no mistério de Deus quem nos ajuda a dar é a “Palavra que sai do Pai”: conhecedor de sua criatura limitada pela condição humana o Pai, pelo Filho-Palavra, assume o humano para introduzi-la no mistério: “Por outro lado, diz (S.João) que realmente o Verbo «Se fez carne» (Jo 1, 14). O Filho unigénito, que está voltado para o seio do Pai, revelou o Deus que «ninguém jamais viu» (Jo 1, 18). Jesus Cristo vem a nós «cheio de graça e de verdade» (Jo 1, 14), que nos são dadas por meio d’Ele (cf. Jo 1, 17); de fato, «da sua plenitude é que todos nós recebemos, graça sobre graça» (Jo 1, 16). E assim, no Prólogo, o evangelista João contempla o Verbo desde o seu estar junto de Deus passando pelo fazer-Se carne, até ao regresso ao seio do Pai, levando consigo a nossa própria humanidade que assumiu para sempre “(VD 90). Já em um parágrafo anterior, encontramos algumas palavras carregadas de ternura para introduzir-nos no mistério de Deus: “O próprio Filho é a Palavra, é o Logos: a Palavra eterna fez-Se pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-Se criança, para que a Palavra possa ser compreendida por nós». Desde então a Palavra já não é apenas audível, não

possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré” (VD 12).

Meu irmão, minha irmã: ao participar da celebração eucarística você já se deu conta da breve oração pronunciada pelo celebrante ao misturar uma gota d’àgua no cálice com vinho? Não? Então, na próxima vez coloque-se em lugar desta gotinha d’água e repita, no silêncio do seu coração, mergulhando na divindade de sua própria humanidade: “Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho que se dignou assumir a nossa humanidade”.

c) O terceiro passo para o nosso mergulho total no mistério do Pai é trabalhar para deixar que a Palavra que desce do céu cumpra a sua missão, “produza em nós o seu efeito: “Neste sair do Pai e voltar ao Pai (cf. Jo 13, 3; 16, 28; 17, 8.10), Ele apresenta-Se-nos como o «Narrador» de Deus (cf. Jo 1, 18). De fato, o Filho – afirma Santo Ireneu de Lião – «é o Revelador do Pai». Jesus de Nazaré é, por assim dizer, o «exegeta» de Deus que «ninguém jamais viu»; «Ele é a imagem do Deus invisível» (Cl 1, 15). Cumpre-se aqui a profecia de Isaías relativa à eficácia da Palavra do Senhor: assim como a chuva e a neve descem do céu para regar e fazer germinar a terra, assim também a Palavra de Deus «não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter executado a minha vontade e cumprido a sua missão» (Is 55, 10-11). “Jesus Cristo é esta Palavra definitiva e eficaz que saiu do Pai e voltou a Ele, realizando perfeitamente no mundo a sua vontade” (VD b).

Que tipo de terreno você tem preparado na sua vida para nele deixar cair e receber a Palavra e para que ela produza seus efeitos em sua vida, voltando depois para o seio do Pai carregada de frutos? (cf. Jo 15,5).

2. “Anunciar ao mundo o “Logos” da Esperança. Neste mês da Bíblia, mês da Palavra, mais numa vez somos lembrados pela VD, maneira enfática, que não somos tão somente discípulos, mas que devemos ser igualmente missionários. Dois pontos chamam a nossa atenção motivando-nos para a tarefa que o Senhor nos confia.

a) Somos “não só destinatários da revelação divina, mas também seus arautos”. Quem se deixa encharcar com a Palavra, necessariamente dela se torna anunciador. Se “O Verbo de Deus comunicou-nos a vida divina – diz a VD – que transfigura a face da terra, fazendo novas todas as coisas”, da mesma forma ela nos renova para sermos seus eficientes missionários. Ademais, contamos com o “Espírito do Ressuscitado que habilita a nossa vida para o anúncio eficaz da Palavra em todo o mundo”. Acentua a VD que a Palavra se difunde por meio da pregação e do testemunho, dando-nos como exemplo o Apóstolo Paulo: “já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20) e exclama: “Ai de mim de mim se não evangelizar” (1Cor 9,16). Cremos nessas afirmações? No nosso estado de vida – família, profissão, relações sociais, etc. - estamos dispostos a vivê-las sem reservas? E o nosso Movimento, já assumiu sua dimensão missionária ou ainda prefere fechar-se nos seus pequenos grupos?

 b) “O homem precisa da ‘grande Esperança’ para viver o seu próprio presente”. Efetivamente, não poderiam ser mais oportunas para o nosso mundo de hoje, tão marcado pela falta de esperança em todos os níveis, começando pela pessoa, do que as palavras que encerram este parágrafo da VD. Que elas possam ficar ecoando em nossos ouvidos e em nossos corações para podermos levá-las à prática: “Com efeito, o que a Igreja anuncia ao mundo é o Logos da Esperança (cf. 1 Pd 3, 15); o homem precisa da «grande Esperança» para poder viver o seu próprio presente – a grande esperança que é «aquele Deus que possui um rosto humano e que nos “amou até ao fim” (Jo 13, 1)». Por isso, na sua essência, a Igreja é missionária. Não podemos guardar para nós as palavras de vida eterna, que recebemos no encontro com Jesus Cristo: são para todos, para cada homem. Cada pessoa do nosso tempo – quer o saiba quer não – tem necessidade deste anúncio. Oxalá o Senhor suscite entre os homens, como nos tempos do profeta Amós, nova fome e nova sede das palavras do Senhor (cf. Am 8, 11). A nós cabe a responsabilidade de transmitir aquilo que por nossa vez tínhamos, por graça, recebido” (VD 91).

Com um abraço fraterno, despeço-me, desejando que todos possamos acolher a Palavra, assistidos e fortalecidos por Aquela que foi a primeira a acolher a Palavra, discípula missionária, a Virgem e Mãe Maria,

                                                                                                                        Pe.José Gilberto BERALDO
E-mail:beraldo79@gmail.com

Evangélio do Dia

Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2012
Martírio de São João Batista

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,17-29

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo
acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu
irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não
te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades
o odiava e queria matá-lo, mas não podia.
20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo
e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse
embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e
ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os
cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e
dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à
moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo:
“Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do
meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A
cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei,
pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.
26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o
juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um
soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a
deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os
discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
- Palavra da Salvação.    - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO: (autor: CNBB):
Todos nós temos dificuldades para viver a radicalidade exigida pelo
Evangelho e diversas vezes nos acovardamos diante das ameaças. Uma das
maiores ameaças que sofremos hoje, quando procuramos viver o
Evangelho, encontra-se no fato de que a sociedade ridiculariza todos
aqueles que não fundamentam a sua vida nos valores do mundo. Mas isso
também acontecia nos tempos de Jesus, como podemos perceber na
narrativa da morte de João Batista e no julgamento do próprio Jesus.
Mas nós não podemos ceder aos mecanismos que são usados pelo mundo
moderno contra o Evangelho; devemos expor com coerência as verdades da
nossa fé.
...............................................................................................
Pegue sua Bíblia e veja também as demais leituras para hoje:

1ª Leitura - Livro do Profeta Jeremias 1,17-19
"Comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer:
não tenhas medo em sua presença."

Salmo - Sl 70   (71)    ,1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R. 15a)
"Minha boca anunciará vossa justiça."
.............................................................................
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Datas dos Cursilhos na Diocese de Blumenau 2013

Segue abaixo a datas dos Cursilhos de 2013 em nossa Diocese


31/05 à 06/06  -  Cursilho Jovem Masculino

14 à 16/06       -  Cursilho Jovem Feminino

09 à 11/08 ou 16 à 18/08   -  Cursilho Adulto Masculino
(à definir)

06 à 08/09       -  Cursilho Adulto Feminino

Fonte
GED Blumenau

Evangélio do dia

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus  23,23-26

Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus
hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho,
e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a
justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto,
sem contudo deixar aquilo.
24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de
vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o
prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça.
26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por
fora fique limpo.
- Palavra da Salvação.    - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO: (autor: CNBB):
O Evangelho de hoje é a continuação do de ontem, de modo que a nossa
reflexão também é uma continuidade da de ontem. Um dos meios através
dos quais tornamos a nossa religião superficial e unilateral é o
formalismo religioso, que faz com que sejamos capazes de cumprir até
mesmo os menores preceitos, mas tiram da nossa vida o mais importante
que são os ensinamentos fundamentais para a nossa vida como a justiça,
a misericórdia e a fidelidade. Ser verdadeiramente cristão significa
ser capaz de viver os valores do Reino e não simplesmente o
cumprimento de rituais e a capacidade de falar coisas bonitas e
poéticas a respeito de Deus.

(autor: Padre Bantu Mendonça - CN):
ORAÇÃO: Jesus, não querendo ser alvo de censura como os fariseus, no
Evangelho de hoje – que se preocupavam com as coisas externas deixando
o essencial para segundo plano – vos peço: “Dai-me forças para ser
guerreiro de mim mesmo, para transformar o meu coração. Dai-me um
coração puro para que do meu interior brotem a honestidade, a verdade,
a justiça, a misericórdia e a fidelidade. E, assim, eu possa ser o
caminho para os perdidos, a luz para os que estão nas trevas, a voz
para os mudos nas coisas de Deus, a vez para os excluídos da
convivência humana, a alegria para os tristes, o pão para os famintos,
a paz para os que estão em guerra, amor para os que semeiam ódio e
vingança, levando todos os homens para Vós que sois o Caminho, a
Verdade e a Vida do homem”. Amém.
...............................................................................................
Pegue sua Bíblia e veja também as demais leituras para hoje:

1ª Leitura - 2º Tessalonicenses 2,1-3a.14-17
"Conservai firmemente as tradições que vos ensinamos."

Salmo 95 10. 11-12a. 12b-13 (R. 13b)
"O Senhor vem julgar nossa terra."
.............................................................................
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA

Paz sem voz é medo...

O Ministério Público Federal
de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosos das
repartições publicas.

Pois bem, veja o que diz o Frade
Demetrius dos Santos Silva.

Sou Padre católico e concordo
plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os
símbolos religiosos das repartições públicas…

Nosso Estado é laico e não
deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada!

Aliás, nunca gostei
de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos
direitos que os ricos e onde sentenças
são barganhadas, vendidas e
compradas.

Não quero mais ver a Cruz nas
Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.

Não quero ver, também, a Cruz
em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e
torturados.

Não quero ver, muito menos, a
Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem
atendimento.

É preciso
retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida
política brasileira, causa das desgraças, das misérias e sofrimentos dos
pequenos, dos pobres e dos menos favorecidos.

Frade
Demetrius dos Santos Silva.

* São Paulo/SP

CORAGEM É CORAGEM...

Verdades são verdades...

Pe. Leo

Testemunho de Vida


Decolores!

Radares Inteligentes


Conheça mais sobre os radares modernos em nosso país.

Decolores

Paz e Bem!

Olá irmãos e irmãs !

Paz e Bem !

Eis aí uma semente plantada no cursilho e que agora segue caminhada ao
sacerdócio (futuro Frei Renan Bacca).
Neste mês vocacional, lembrem em suas orações deste nosso irmão e
rezamos pela vocação e pela vida do Renan.
Que Deus o acompanhe em todos os seus passos.

Abraços ao Renan (e saudades) do GED de Blumenau/SC.











De Colores !

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Palestra



MOVIMENTO DE CURSILHOS DE BLUMENAU
CONVIDA
PALESTRA

 Com o tema "VOTO CONSCIENTE" com a presença do palestrante
Dr. Odair Tramontini - Promotor de Justiça Eleitoral e Professor de Direito da FURB.

Convidamos a todos , essa palestra é aberta ao público, convide vizinhos, amigos e familiares.

Lembre-se que as decisões que tomamos hoje veremos os resultados nos próximos 4 anos.

Segunda-Feira dia 13/08 às 20hs
LOÇAL: Catedral São Paulo Apóstolo
Salão da Catequese

Contamos com a presença de todos.

A Coordenação
Junior Hirt

Mensagem de Deus

Hoje, a mensagem de Deus para você é encontrar o amor no jeito dos outros. Eles podem não amar da mesma maneira que você, mas eles ainda podem ser tão amorosos quanto, se você os compreender. Descubra as formas de amor em alguém, e você pode se surpreender ao ver que o amor está em toda parte.

Evangelho do dia

Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2012
19ª Semana Comum

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,22-27

Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”
25Pedro respondeu; “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO (autor: CNBB):
Uma coisa é termos direito sobre algo e outra coisa é a conveniência do uso desse direito. No nosso dia a dia, muitas vezes acontece que temos que renunciar a um direito em vista de um bem maior. O próprio Jesus nos mostra essa necessidade no evangelho de hoje, quando renuncia ao direito de não parar os impostos do templo para conseguir um bem maior que está no fato de evitar escândalos (Afinal, Ele era o "filho do dono" e poderia não ter pago se quisesse)
Assim, também nós devemos deixar de lado determinados direitos, que podem até demonstrar mesquinhez,quando esses podem se tornar causa de escândalos ou conflitos e fazer com que percamos um bem maior como a paz e a tranqüilidade.

REFLEXÃO (autor: Padre Bantu Mendonça):
(...)
A conduta do Mestre revela prudência, ou seja, evitar escandalizar quem não estivesse preparado para defrontar-se com um gesto de liberdade. Em última análise, Seu pensamento segue numa direção bem diferente: Jesus mostra, uma vez mais, qual é a verdadeira missão do Messias, ou seja, dar a própria vida e ressuscitar.

Quantas pessoas neste mundo não conseguem abrir mão de certos direitos que possuem, mesmo quando está em jogo a vida, o casamento, o relacionamento, o emprego só porque tal pessoa é “isso” ou “aquilo”? Preferem jogar tudo fora. Inclusive a vida do irmão, da irmã, da esposa, do esposo, do funcionário, colega… Enfim, para defender os seus privilégios.

Peçamos ao Espírito de liberdade que nos torne capazes de abrir mão de certos direitos, quando estiver em jogo os interesses do Reino dos Céus na vida das pessoas.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Reflexão

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”

O namorado deu de presente a sua namorada uma boneca.
 
Ela com raiva pegou a boneca e jogou no meio da rua, bem na hora que seu namorado chegou.
 
Ele disse: - Por que você jogou fora a boneca?
 
Ela respondeu: - Porque eu não gostei do presente.
 
Ele imediatamente foi pegar a boneca na rua quando um carro o  atropelou causando de imediato sua morte.
 
No dia do enterro, sua namorada chorando muito pegou a boneca e abraçou.
 
E a boneca falou "Quer casar comigo"?
 
Então ela emocionada deixou a boneca cair e do bolso esquerdo da  boneca caíram duas alianças...junto estava escrito!
 
"Ame o que você tem... antes que a vida lhe ensine a amar o que você perdeu".



 
"Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre"

Formação Social

Como todos os meses temos nossa Formação Social a deste mês será na próxima segunda-feira dia 13/08 às 20hs na sala da escola em Blumenau com o tema "VOTO CONSCIENTE" com a presença do palestrante Dr. Odair Tramontini - Promotor de Justiça Eleitoral e Professor de Direito da FURB.

Convidamos a todos pois, essa formação é aberta ao público, convide vizinhos, amigos e familiares.

Lembre-se que as decisões que tomamos hoje veremos os resultados nos próximos 4 anos.

Contamos com a presença de todos.

A Coordenação
Junior Hirt

Missa do Cursilho

Convidamos todos os cursilhistas de Blumenau e região para a Missa mensal do movimento na Catedral São Pauo Apóstolo em Blumenau no próximo sábado dia 11/08 às 16:30hs.

A Coordenação

Evangélio do dia

Terça-Feira, 7 de Agosto de 2012
18º Semana Comum

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 15,1-2.10-14

Depois que a multidão comera até saciar-se, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”
28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou.
33Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” 34Após a travessia desembarcaram em Genesaré. 35Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 36e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que tocaram, ficaram curados.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO (autor: Padre Bantu Mendonça):
(...)
Em altas horas da madrugada, Seus discípulos O viram andando sobre a água, em vias de ultrapassar o seu barco. Assustados, pensaram que fosse um fantasma. E gritaram, com medo. Nunca haviam visto um fantasma, mas um homem de verdade não podia andar sobre a água assim! Assustados, ficam sem rumo a tomar. Quantas vezes também passamos por “tempestades” nesta vida e, com perplexidade, lutamos para vencer os problemas que nos parecem insolúveis.

Não devemos nos desesperar, porque sabemos que nosso Salvador sabe da nossa situação e virá nos socorrer a tempo. Saiba que o Senhor não se divertiu com a aflição dos discípulos, mas, imediatamente, os tranquilizou: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo”. Pedro se animou tanto – ao vê-Lo andando sobre a água assim – que pediu permissão para fazer o mesmo e ir até Ele.

Aqui vemos a fé de Pedro: estava disposto a fazer uma coisa que era naturalmente impossível, mesmo arriscando sua própria vida naquelas águas perigosas, convicto de que o Senhor Jesus lhe daria o amparo necessário se Ele assim quisesse! A fé é provada pelas obras.

O Senhor disse a Pedro, simplesmente: “Venha!”. O apóstolo desceu do barco e andou sobre a água para ir ter com o Mestre. Não ficou na intenção, mas demonstrou a legitimidade da sua fé. Nossa fé é, muitas vezes, forte na teoria, mas fraca na prática. Sejamos como Pedro, obedecendo às ordens do Senhor: notem que ele pediu que o Senhor o mandasse ir, ele não foi por conta própria. O Senhor aproveitou a ocasião para nos dar uma lição. Pedro estava andando sobre a água, confiante no poder de Cristo para sustê-lo. “Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me!’”

Pedro sentiu o poder do vento e teve medo, porque começou a duvidar. Sabia que ele próprio não tinha condições para andar na água, duvidou do poder do Senhor e, em consequência, começou a afundar.

A lição é que, quando o Senhor nos chama para Si, podemos estar certos de que Ele é poderoso para afastar todos os obstáculos do caminho. Deixemos todo embaraço e pecado, que tão de perto nos rodeia, e corramos, com fé e paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual – pelo gozo que Lhe estava proposto – suportou a cruz, desprezando a afronta para que todos nós fôssemos salvos pela Sua Morte e Ressurreição.

Pedro não procurou nadar – o que parece que ele sabia fazer -, mas, sabiamente, recorreu logo ao Senhor Jesus. Não foi preciso uma oração comprida, cheia de lindos termos de linguística e citações bíblicas, senão ele teria se afogado antes mesmo de terminar; mas curta, objetiva, para a pessoa certa: “Senhor, salva-me!”

No momento mais difícil da sua vida, com grande fé, este deve ser o seu grito: “Salva-me, Senhor!”

.............................................................................
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA
............................................................................

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Escola Blumenau 06/08/2012

Nesta segunda teremos a escola doutrinal onde abordaremos o tema catecismo, contamos com a presença de todos.

DECOLORES

Evangélio do dia

Sexta-Feira, 3 de Agosto de 2012
17ª Semana Comum

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,54-58

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então de onde lhe vem tudo isso? 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO (autor: Padre Fernando Santamaria):
(...)
Jesus sempre esteve no lugar certo e na hora certa, para iluminar e salvar… Mas houve aqueles que, em Nazaré, preferiram as trevas (a exemplo de muitos ainda hoje). Uma reação que não correspondeu e nem está nos planos de Deus para ninguém mas, nem por isso, estas atitudes são desconhecidas pela ação da Palavra de Deus neste mundo: “Ela estava no mundo, e o mundo não a reconheceu. Ela veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram” (Jo 1,11).

Por isso, o último versículo do Evangelho de hoje é esclarecedor ao fornecer o motivo pelo qual Jesus havia se tornado um “escândalo”, uma pedra de tropeço para aquele amado povo e não o orgulho da nação: “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles” (Mt 13,58).

De fato, em relação ao mistério e ministério do Verbo encarnado para a salvação dos povos e de cada um, passa ordinariamente pela resposta da fé de cada um. Uma verdade que a Igreja Católica e Apostólica pode constatar através dos seus primeiros arautos, os quais não desistiram do anúncio, ainda que experimentando na própria pele o que significa ser “profeta desvalorizado e desprezado pelos seus” (cf. Mt 13,57).

O exemplar São Paulo percebeu as consequências da incredulidade a não poupar nenhuma cultura ou nação: “Pois tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria. Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Cor 1,22-24). Isto também traz uma verdade subjacente: o dom da fé vem do Alto e não nasce naturalmente com cada pessoa. Não é fruto de uma “geração espontânea”. Fé, é antes de tudo, um dom da Misericórdia Divina. A origem é divina e a recepção é humana.

Por isso, neste tempo de Nova Evangelização, não podemos estranhar o desprezo de muitos e tampouco nos escandalizarmos com a incredulidade que ainda existe no mundo atual. Mas que os apóstolos de hoje possam prosseguir a missão segundo o zelo pela salvação das almas que ardia e – até o fim dos tempos - queima no Coração Sagrado e desprezado de Jesus Cristo, o qual sustenta o ministério apostólico de Sua Igreja, como fez com Paulo, o apóstolo das nações.

Peçamos hoje e sempre um revigorar do dom da fé para todos os anunciadores de Jesus Cristo, como Igreja enviada a uma Nova Evangelização, e um despertar do mesmo dom aos batizados que não cultivam a fé.

Quanto aqueles que não possuem ainda a fé, ou a desprezaram por completo, não esqueçamos daquela atitude misericordiosa de Jesus Cristo, que não negou ser de Nazaré e ali fez alguns milagres. Nesta reação de Cristo encontramos também uma palavra de revelação da vontade do Pai das Misericórdias a todos os profetas que já experimentam o desprezo e a desvalorização por causa da missão cumprida nos tempos atuais.

Repito: para a Palavra de Deus, as piores reações humanas não são nem novidade e muito menos desmotivação para a missão de salvar almas: “Mas nem todos obedeceram à Boa Nova, pois Isaías diz: ‘Senhor, quem acreditou em nossa pregação?’ Logo, a fé vem pela pregação e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10,16).

...........................................................................
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA
E UM ABENÇOADO FINAL DE SEMANA !!!

Pedido de Oração

Decolores... Quero agradeçer as orações feitas por todos, pois
acredito muito na força de uma oraçao. Nossa filha se encontra
internada (Itajaí), mas pelo menos os médicos chegaram no motivo de
seu sofrimento. Ela tem pedras no fígado, pâncreas e talvez nos rins.
Hoje passará por cirurgia para retirada de uma pedra que está alojada
em um canal (o qual não sei o nome), mas que é por este motivo que a
mesma sente tanta dor. Depois será feita a retirada do restante. Mas
vai dar tudo certo, pois quando fiz meu cursilho ano passado prometi a
DEUS que minhas filhas também o fariam, só não foram este ano porque a
Yngryd vivia com muita dor. Mas se for da vontade dele, ano que vem
ela e a outra irmã estarão firmes na caminhadas juntas conosco. DEUS
abençoe à todos meus queridos irmãos e irmãs, principalmente os pais e
mães que encontran-se em leitos de hospitais pedindo pela saúde dos
seus.

forte abraço e DECOLORES.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DEUS abençoe o seu LAR

Jesus

Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para
pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, nas áreas: Física,
financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar.
Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para
atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e
para mim, nessa hora seja desfeito todo mal, em nome do Senhor Jesus. Envia
anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora, para que o nome
do senhor seja glorificado através dessa oração. E se você crê, envia esta
oração a todas as pessoas que você sentir a vontade em seu coração,
inclusive para mim, e assim todos nós seremos abençoados, em nome do Senhor
Jesus.
Recebi essa mensagem e lembrei de você! Deus te abençoe
poderosamente em nome de Jesus, amém.
Você crê?! Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não está te
punindo, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.
Concentre-se nesta frase ...
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá
protegê-lo."
Alguma coisa boa vai acontecer com você hoje, algo que você tem
esperado ouvir.
Por favor, não quebre!
Apenas 27 palavras.
Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as
minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha
família em nome de Jesus ... AMEM

Esta oração é muito poderosa. Este é um teste. Será que Deus está em
primeiro lugar na sua vida?
Se assim for, pare o que estiver fazendo, e envie para todos os
seus contato s. Observe o que ele faz!


QUE DEUS ABENÇOE VOCE E SUA FAMÍLIA, AMÉM.

Evangelho do dia

Quinta-Feira, 2 de Agosto de 2012
17ª Semana Comum

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,47-53

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda
como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo.
48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia,
sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não
prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para
separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na
fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes.
51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus
acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo
do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro
coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas
parábolas, partiu dali.
- Palavra da Salvação.  - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO (autor: CNBB):
A presença do Reino de Deus na nossa história não pode ser obscurecida
pela presença do mal no mundo. As pessoas devem ser capazes de
analisar toda a realidade a partir dos critérios do Reino para, à luz
do Espírito Santo, ser capaz discernir o bem do mal e escolher o que
contribui para que ela possa se aproximar cada vez mais de Deus. Mas
esta distinção não dá ao cristão o direito de condenar os que erram,
ao contrário, ele deve ser um instrumento nas mãos de Deus para que
todos sejam capazes de fazer esta distinção e trilhar os caminhos do
bem.
..................................................................................
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA QUINTA-FEIRA !!!
..................................................................................

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Envangelho do dia

Quarta-Feira, 1 de Agosto de 2012
Sto. Afonso Maria de Ligório

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
 - Palavra da Salvação.              - Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO (autor: CNBB):
O Evangelho de hoje nos mostra a parábola na qual Jesus compara o Reino de Deus com um tesouro e com uma pérola. A comparação com o tesouro nos mostra o valor que o Reino de Deus deve ter nas nossas vidas, um valor que não pode ser superado por nenhum outro valor deste mundo. A pérola nos mostra a preciosidade inigualável que é o Reino de Deus para todas as pessoas. E tanto o valor como a preciosidade do Reino de Deus significam que todas as outras coisas perdem sua importância diante dele e só têm sentido enquanto contribuem para que o homem possa chegar até Deus.
..............................​..............................​....................
 TENHAM TODOS UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA !!!