Quem somos nós

Minha foto
Blumenau, Santa Catarina, Brazil
Mande seu email pra nós e receba informações com freqüêcia. cursilhoblumenau@gmail.com
Clique aqui para definir este blog como página inicial

sábado, 27 de novembro de 2010

Objetivos e Expressões do MCC

CURSILHO DE CRISTANDADE
A palavra Cursilho vem do espanhol que significa curso pequeno. Este curso é dado por sacerdotes e leigos, durante três dias. É um curso de religião e um treinamento de líderes cristãos.

O Movimento de Cursilhos é um movimento de leigos, assistido pela Igreja Católica, através de um Assessor Eclesiástico Diocesano.

OS OBJETIVOS DO MCC

O livro A Mensagem do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil coloca para nos o seguinte:
a) O MCC de um movimento de Igreja, caminha com a Igreja, no tempo e no espaço e, por isso, está comprometido com suas opções pastorais.

b) Tem um método próprio, querigmático, vivencial, testemunhal, que o caratcteriza e se aplica aos seus três tempos, isto é, ao Pré-Cursilho, ao Cursilho e ao Pós-Cursilho.

c) Possibilita ao participante a vivência do fundamental cristão, resposta ao Plano de Deus pela vivência da graça e dos valores do Reino de Deus e pelo seguimento de Jesus.

d) Leva à formação de núcleos de Comunidades para a convivência do fundamental cristão e para a fermentação evangélica dos ambientes. Este é o carisma do MCC, sua característica pastoral própria, específica.

e) Ajuda cada uma descobrir sua vocação – fundamental cristã – e respeita essa vocação – os talentos e carismas de cada um.

PODE SER CURSILHISTA

Aquele que faz opção fundamental pelo Reino de Deus, pela vivência do Seu Plano – graça - e seguimento incondicional de Jesus, pela prática e vivência da fé abraçada no Batismo.

EXPRESSÕES PRÓPRIAS DO MCC

ULTREYA - Ir mais adiante, caminhar mais além com estusiasmo.

ALAVANCA – Quando se está realizando o Cursilho Três ou Dois dias, pessoas individualmente, grupos de cursilhistas, ou qualquer comunidade religiosa fazem orações pelo êxito daquele Cursilho e enviam suas mensagens. São estas orações que chamamos de Alavancas, pois elas ajudam e encorajam a irmos em frente.

GUIA DO PEREGRINO – Pequeno livro de orações.

MENSAGEM – Palestras feitas durante o Cursilho Três Dias ou Dois Dias pelos mensageiros, antigos dirigentes. Anteriormente chamava-se ROLLO.

ESCOLA DE VIVÊNCIA CRISTÃ – Semanalmente, os crusilhistas se reúnem para estudo e oração. Os temas abordados são os da Bíblia. Documentos do Papa, da CNBB e outros
fonte>site do MCC.Nacional

PAZ E BEM!

sábado, 20 de novembro de 2010

Ultréia Diocesana

Como já informamos no blog esta semana, ocorre no próximo domingo a Ultréia Diocesana em Ilhota, começa apartir das 8hs com missa na Igreja Matriz São Pio X, logo após será servido o café, na continuação Laércio falara sobre o JULGAR e Cecília finalizará com a mensagem, "Como está o nosso quarto dia?", logo após será servido o almoço com o valor de R$ 12,00.

Ilhota aguarda a presença de todos nós.


Decolores

Reunião de Apoio GED

Foi realizada na última quarta-feira dia 17 a reunião do GED em Blumenau e foram firmadas as diretrizes diocesanas do MCC para 2011.

Segue abaixo:

-Angelo, Sérgio e Odilon participarão da Assembléia Nacional do MCC em São Paulo entre os dias 25 e 28 de novembro de 2010;

-As escolas terão início no dia 28/02/2011;

-Foi decidido que no ano que vem teremos apenas duas Ultréias Diocesanas, sendo a primeira no dia 15/maio na cidade de Luis Alves e a segunda no dia 06/novembro em Gaspar;

-Referente aos cursilhos ficaram com as seguintes datas:
01 à 03 de julho - Cursilho Jovem Feminino
12 à 14 de agosto - Cursilho Jovem Masculino
16 à 28 de agosto - Cursilho Adulto Masculino
16 à 18 de setembro - Cursilho Adulto Feminino
(esta data pode ser alterada, depende de confirmação da casa)
Todos serão realizados na Casa Dion em Brusque.

-Todos os cursilhista estão convidados a participarem da Reunião do GER em Florianópolis no dia 04/dezembro de 2010.

Att
Alexandro Soares

PAZ E BEM!!

Sacramento do Matrimônio

A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, ordenada ao bem dos cônjuges e à geração e educação dos filhos, foi elevada, entre os que são batizados, à dignidade de sacramento, por Cristo Senhor.

Diz Jesus em Mt 19,6: "De modo que já não são dois, mas uma só carne". Isso mostra uma unidade profunda de duas vidas, confirmadas pelo pacto conjugal, ou seja, o consentimento pessoal irrevogável.

O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja.

Concede aos esposos a graça de se amarem com o mesmo amor com que Cristo amou a sua Igreja. A graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolúvel e os santifica no caminho da vida eterna. Se os cônjuges separam-se, divorciam-se, separam algo que Deus uniu. O novo casamento dos divorciados ainda em vida do legítimo cônjuge contraria o desígnio e a lei de Deus, que Cristo nos ensinou. Eles não estão separados da Igreja, mas não têm acesso à comunhão eucarística. Levarão vida cristã principalmente educando seus filhos na fé.

O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. Por isso, o lar é chamado, com toda razão, de "Igreja doméstica", comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e da caridade cristã.

É preciso lembrar, ainda, que há certas situações que invalidam o matrimônio, ou seja, os noivos se casam à vista de todos, mas na verdade o casamento não valeu. Esses casos são resolvidos pelo chamado "Tribunal Eclesiástico" das Províncias Eclesiásticas. Exemplo: dois primos em primeiro grau somente podem casar-se com a autorização do bispo ou dos padres autorizados por ele. Se os noivos-primos se casam sem essa autorização (sem a devida dispensa), o casamento não valeu, está nulo.

Finalmente é bom lembrar que até para o Matrimônio é necessário ter vocação, sem ela muitos casamentos fracassam.

Fonte: Caminho de vida - Preparação para a Crisma Livro 2. Autor Padre Alfieri Eduardo Bompani. Editora Santuário. Adquira esse livro.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ultréia Diocesana

Convidamos todos os Cursilhistas e Jovens para a Ultréia Diocesana na cidade de Ilhota no domingo próximo dia 21/nov apartir das 8hs.
Contamos com a presença de todos!

Decolores

Reunião de Apoio

O MCC da diocese de Blumenau convida todos os cursilhistas para a reunião de apoio onde serão decididos passos importantes para o próximo ano. Será na quarta-feira dia 17/nov/10 às 19:30hs na sala da escola na Catedral São Paulo Apóstolo em Blumenau. Contamos com a presença de todos.

Att
Alexandro

Resposta da nossa enquete

Quem foi o escolhido para substituir Judas?
10% Elias
90% Matias

Atos dos Apóstolos 1, 15-26

"15 Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de
seus irmãos, na assembléia reunida que constava de
umas cento e vinte pessoas, e disse:16 " Irmãos, convinha
que se cumprisse o que Espírito Santo predisse na Escritura
pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles
que prenderam Jesus.17 Ele era um dos nossos e teve parte
no nosso ministério.
18 " Este homen adquirira um campo com o salário de seu
crime. Depois, tombando para frente, arrebentou-se pelo
meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
19 ( Tornou-se este fato conhecido dos habitantes de
Jerusalém, de modo que aquele campo foi chamado na
língua deles Hacéldema, isto é, Campo e Sangue ).
20 Pois está escrito no livro dos Salmos : Fique deserta a
sua habitação, e não haja quem nela habite; e ainda mais:
Que outro receba o seu cargo ( Sal 68, 26; 108,8 ).
21 " Convém, pois, que destes homens que tem estado em
nossa companhia todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu
entre nós, 22 a começar do batismo de João até o dia em que
nosso meio foi arrebatado, um deles se torne conosco teste-
munha da sua Ressureição."
23 Propuseram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por
sobrenome Justo, e Matias.24 E oraram nestes termos: " Ó
Senhor , que conheces os corações de todos, mostra-nos qual
destes dois escolhestes 25 para tomar neste ministério a apos-
tolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para seu próprio
lugar." 26 Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incor-
porado aos doze apóstolos.

Milagre por intercessão de Irmã Dulce é reconhecido pela Igreja

O início do Tempo do Advento (28 de novembro) é o prazo estipulado para que o Brasil ofereça mais um exemplo de vida santa ao mundo. Até lá, o Papa Bento XVI já deve ter assinado o decreto que autoriza a beatificação de Irmã Dulce.

O anúncio foi feito pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 27. O prelado foi informado pelo Vaticano - na terça-feira, 26 - de que os cardeais integrantes da comissão responsável por analisar o caso junto à Congregação para as Causas dos Santos foram unânimes em reconhecer o milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce como verdadeiro.

Conhecida como o “anjo bom da Bahia”, Irmã Dulce era um exemplo de vida cristã. Em abril de 2009, foram reconhecidas suas virtudes heróicas e ela foi declarada Venerável pelo Vaticano. Em junho de 2010, seu corpo foi exumado e transferido junto às suas relíquias, últimos atos antes da beatificação.

Biblioteca do Vaticano exibe raridades e permite manuseio

Os apreciadores de livros antigos, pergaminhos e ilustrações poderão simular que são pesquisadores e estão tocando alguns dos documentos mais raros do mundo numa nova exposição dos tesouros da Biblioteca do Vaticano. Não há necessidade de levar luvas brancas de algodão; elas serão fornecidas pela biblioteca a fim de aumentar a sensação de autenticidade, embora os documentos que poderão ser tocados sejam fac-símiles de alta qualidade.

A exposição, que será aberta ao público nesta quarta-feira,10, na Praça São Pedro, recria uma miniversão dos afrescos da Biblioteca Vaticana, que abriga mais de 1,6 milhão de livros raros, manuscritos, moedas, primeiras edições e lacres de cera.

Entre os fac-símiles de documentos passíveis de serem tocados estão os manuscritos do Borgianus Latinus, missal de Natal feito para o papa Alexandre VI, que se tornou pontífice em 1492, no mesmo ano em que Colombo descobriu a América.

A exposição - chamada 'Conhecer a Biblioteca Vaticana: uma história aberta ao futuro' - fica na Ala Carlo Magno, no lado esquerdo da colunata na Praça São Pedro e permanecerá aberta até o dia 31 de janeiro.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Papa afirma que ser humano cresce com "experiência do bem"

O Papa Bento XVI enviou uma mensagem ao presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Angelo Bagnasco, por ocasião dos trabalhos da 62ª Assembleia Geral da entidade. O encontro acontece em Assis desde o dia 8 e segue até 11 de novembro.

O Pontífice sublinha que o homem contemporâneo investiu muitas energias no desenvolvimento da ciência e da técnica, alcançando resultados significativos e apreciáveis.

"Tal progresso, todavia, aconteceu frequentemente distante dos fundamentos do cristianismo, nos quais se enraíza a história fecunda do Continente europeu: a esfera moral foi confinada ao âmbito subjetivo e Deus, quando não foi negado, foi, em diversos lugares, excluído da consciência pública. No entanto, a pessoa cresce na medida em que faz a experiência do bem e aprende a distingui-lo do mal, para além do cálculo que considera unicamente as consequências de uma ação individual ou que usa como critério de avaliação a possibilidade de cumpri-la".

Para inverter essa rota, o Santo Padre explica que uma genérica lembrança dos valores não é suficiente. "É necessário um relacionamento pessoal de fidelidade entre sujeitos ativos, protagonistas da relação, capazes de tomar posição e colocar em jogo a própria liberdade". Nesse sentido, adverte que é preciso novamente reconhecer e sustentar a família como primado educativo: "é no seu interior que se plasma o rosto de um povo", escreve.

cancaonova.com

Cinco bispos anglicanos se unem à Igreja Católica

Cinco bispos pertencentes à Comunidade Anglicana decidiram se unir à Igreja Católica. O porta-voz da sala de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou a informação e disse que eles se sentem 'obrigados a se demitirem de suas atuais atividades pastorais na Igreja da Inglaterra'.

O Vaticano também informou que 'está em estudo a constituição de um primeiro Ordenado, segundo as normas estáveis da Constituição apostólica Anglicanorum Coetibus e que eventuais decisões em propósito serão comunicadas no tempo oportuno'.

Por meio de uma declaração conjunta, os cinco bispos - Andrew Burnham, Keith Newton, John Broadhurst, Edwin Barnes e David Seta - afirmaram terem seguido com interesse o diálogo entre anglicanos e católicos e considerarem a Constituição Apostolica Anglicanorum Coetibus um 'instrumento ecumênico' fundamental para resgatar a unidade com a Santa Sé.

Os bispos disseram em conclusão que 'se trata de uma unidade que é possível somente na comunhão da Eucaristia com o Sucessor de São Pedro'.

A Comissão da Conferência Episcopal Católica da Inglaterra e dos países Gales disseram, em nota assinada pelo monsenhor Alan Hopes, que pela atualização da Constituição apostólica Anglicanorum Coetibus também anunciou as boas vindas aos cinco bispos durante a reunião plenária.

Site MCC

Virgem de Fátima


Aos
internautas católicos,
Hoje é aniversário da 40a. Aparição da Virgem de
Fátima.
Quando receber este e-mail, reze uma Ave Maria e
faça um pedido especial à Virgem de
Fátima:

Ave
Maria, cheia de graças, o Senhor é convosco, bendita sois
vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre,
Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por
nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.
Amem.